Novo Defender terá versão Sport

Land Rover DC100 Concept

A nova geração do mítico 4×4 britânico promete uma vaga de variantes, incluindo uma 100% elétrica.

A Land Rover tem preparado com afinco a nova geração do Defender (L851), que promete ser substancialmente diferente da anterior (descontinuado em 2016). Aliás, segundo a Car Magazine, o icónico “off-roader”, recentemente “apanhado” ainda camuflado perto do centro de testes da Jaguar Land Rover de Gaydon, estreará no final de 2019 e chegará aos concessionários em 2020 como uma nova família de modelos 4×4. Os primeiros três Defender a ser lançados deverão ser o LWB (versão longa) de quatro portas e teto rígido, SWB (versão curta) de duas portas com teto rígido ou “soft top”. Contudo, ema das principais novidades deste novo Defender é a aposta numa variante Sport (L860), embora esta só deva chegar ao mercado em 2026. Apesar de manter o formato clássico quadrado da carroçaria esta variante destina-se mais a uma utilização em estrada e terá um apelo mais “lifestyle”, integrando, por exemplo, equipamento para montanhismo. Este modelo estará disponível num formato 100% elétrico, outra das novidades que será introduzida na nova gama do Defender “já” a partir de 2024.

Com estas variantes, o objetivo do construtor é oferecer um modelo para cada tipo de cliente – o que envolverá investimento substancial. O novo Defender será feito com base numa nova plataforma em alumínio, abandonando a arquitetura de travessas e longarinas, e contará com uma suspensão traseira independente. Estas mudanças permitirão ter um modelo mais leve, com uma estrutura mais rígida e com dimensões mais flexíveis, o que abrirá a um novo leque de variantes, que poderão ir da mais “humilde” Heritage à mais “burguesa” Autobiography, com diferentes tipos de pneus, eixos, transmissões e calibragem da suspensão.

O concept DC100 (na imagem) de 2011 é o mais parecido com o Defender que se seguirá. Em termos de motores, é de esperar que o Defender incorpore na gama os 2.0 de quatro cilindros turbo Ingenium a gasolina e Diesel para as versões de acesso. Contudo, serão oferecidas opções 3.0 de seis cilindros turbo a gasolina e a gasóleo. Algumas destas versões devem ser híbridas, o que será um auxiliar precioso fora de estrada e em aceleração.

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