Audi antecipa topo de gama elétrico

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O modelo de produção previsto para 2020 será muito similar ao e-tron GT concept.

A Audi escolheu o Salão de Los Angeles, nos EUA, para antecipar um futuro modelo topo de gama elétrico. Segundo o responsável de design da marca de Ingolstadt, Marc Lichte, em declarações à Autocar, o e-tron GT concept será muito próximo do modelo final que começará a ser produzido no final de 2020 (em Böllinger Höfe, na mesma fábrica do R8) e que tem o início das entregas previsto para o início de 2021. A berlina de quarto portas de formato coupé será o terceiro modelo puramente elétrico, depois do SUV e-tron já mostrado e do e-tron Sportback previsto para 2019. Até 2025, estão previstos para 12 modelos EV da Audi, entre eles um compacto. O novo modelo feito com base na plataforma do Porsche Taycan tem 4,96 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,38 m de altura, o que o aproxima das dimensões próximas de um A7 Sportback.

Desenvolvido pela Audi Sport, o protótipo de tração integral e dotado de um sistema de quatro rodas direcionais, conta com dois motores elétricos (um responsável pelo movido das rodas dianteiras e outro pelo das rodas traseiras) debitando uma potência combinada de 590 cv. O conjunto de baterias de iões de lítio colocado debaixo no piso do carro tem uma capacidade de 90 kWh, o que permite ter um centro de gravidade semelhante ao do R8, segundo o fabricante. A autonomia anunciada supera os 400 km, à luz do ciclo WLTP. Prevê-se que o modelo de produção seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e 0-200 km/h em pouco mais de 12 segundos, tendo uma velocidade máxima limitada a 240 km/h. Com capacidade para carregar com cabo ou por indução, anuncia a capacidade para carregar 80% das baterias numa tomada rápida em 20 minutos (o equivalente a mais de 320 km, segundo estimativas da Audi). As patilhas no volante permitem controlar a intensidade da regeneração de energia na travagem. Em desacelerações que não superem os 0,3 g, o protótipo utiliza os motores para recuperar energia.

Os discos do e-tron GT concept são carbocerâmicos, a carroçaria e outros painéis da carroçaria são feitos sobretudo em alumínio e aço de ultra resistência, e o tejadilho em polímero reforçado com fibra de carbono. Os faróis do protótipo são em LED matrix e com um díodo laser para longo alcance. As jantes têm 22 polegadas de diâmetro e os pneus a medida 285/30. A cor da carroçaria chama-se “kinetic dust”. Por dentro, o GT conta com um painel de instrumentos 3D, com um ecrã tátil integrado, o volante de fundo e topo planos, recorrendo a materiais sintéticos para os bancos, tecidos provenientes de fibras recicladas de bancos antigos e redes de pesca usadas para fazer os tapetes. Conta com dois compartimentos de arrumação: uma mala de 450 litros (com dimensões similares às do A4) e uma de 100 litros à frente.

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