Novo Mercedes CLA é oficial

View Gallery 39 photos

Nova geração do coupé de quatro portas chega no verão.

A Mercedes-Benz apresentou o novo CLA no Consumer Electronic Show (CES), que abriu hoje as suas portas em Las Vegas, nos EUA. Disponível em Portugal a partir de maio, a segunda geração do compacto com formato coupé de quatro portas conta com modificações ao nível da plataforma e recorre a muita tecnologia do novo Classe A.

Disponível em versões de tração dianteira e integral, o CLA conta com dois esquemas de suspensão à disposição. O modelo exposto no CES é o CLA 250, com um 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina a debitar 225 cv, a funcionar em conjunto com uma caixa automática de sete velocidades. O resto da gama é semelhante ao Classe A: com um versões a gasolina com um 1.3 de 136 e 163 cv e o 2.0 de 190 cv e os Diesel 1.5 de 116 cv e o 2.0 de 150 e 190 cv. No topo da gama figurarão as versões AMG A35 com 306 cv e A45 AMG com 420 cv. Destaque para a suspensão multibraços no eixo traseiro, com opção de amortecimento adaptativo ativo. As jantes variam entre 16 e 19 polegadas. O novo CLA conta com 4688 mm de comprimento e 1830 mm de largura, o que faz dele 48 mm mais comprido e 53 mm mais largo face ao antecessor. A distância entre eixos aumentou 30 mm para os 2729 mm. Este modelo possui um centro de gravidade baixo, o que segundo a marca alemã contribui para um melhor comportamento dinâmico. O novo CLA possui um coeficiente aerodinâmico de 0.23. Em termos estéticos, o novo modelo conta com um capot alongado e um nariz direito, onde surge uma grelha saliente e novos faróis. A linha de tejadilho pronunciada é sublinhada com os vidros sem moldura. A traseira conta com novos farolins, mais afilados, que parecem aumentar a largura do carro. O aumento geral das dimensões exteriores contribuiu para um crescimento do espaço interior, com um aumento de 17 mm em altura. A mala diminuiu 10 litros para um total de 460 litros.

Uma das razões da estreia do CLA no CES foi a sua componente tecnológica. A Mercedes-Benz aproveitou para apresentar o renovado sistema de infotainment MBUX, que inclui o sistema de reconhecimento vocal “Hey Mercedes”. Uma das novidades é o sistema de controlo por gestos para condutor e passageiro. O interior é similar ao do Classe A, com duplo ecrã panorâmico e onde pontificam vários sistemas de assistência à condução, como a condução semi-autónoma, travagem de emergência, permanência na faixa, assistente de mudança de faixa com Pre-Safe Plus (que deteta colisão traseira iminente). O CLA contará com uma edição de lançamento Edition 1, com detalhes visuais específicos. O modelo continuará a ser produzido em Kacskemet, na Hungria.

Deixe um comentário

*