Polestar 2 é o primeiro elétrico do grupo Volvo

Polestar 2 View Gallery 10 photos

O concorrente do Tesla Model 3 tem 408 cv e autonomia para 500 km.

A Polestar vai apresentar o seu segundo modelo no Salão de Genebra, no início da próxima semana. Ao contrário do que sucedeu com o Polestar 1, que era um híbrido plug-in, o “2” é um modelo 100% elétrico. Aliás, este é o primeiro modelo elétrico do grupo Volvo. É feito com base na plataforma modula CMA, desenvolvida em conjunto entre a Volvo e a Geely, e que foi inagurada com o XC40 e já utilizada nos Lynk&Co. O fastback compacto de cinco portas é um concorrente do Tesla Model 3 que surge equipado com dois motores elétricos (um por eixo, o que lhe permite ter tração integral) a debitar um total de 408 cv e 660 Nm de binário. Possui baterias com 78 kWh de capacidade (distribuídas por 27 módulos) que lhe garantem até 500 km de autonomia (WLTP). A solução de colocar as baterias no piso do carro permite aumentar a rigidez do chassis mas também reduzir o ruído vindo proveninte da estrada em 3.7 dB, comparativamente com um modelo equipado com um motor térmico. A marca sueca diz que é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.

Uma das suas novidades são os faróis de matriz LED Pixel (com máximos automáticos), uma luz de proximidade que dá “boas-vindas” ao condutor e vidros sem moldura. Junta a tudo isto o sistema de travagem automática e de condução semiautónoma. A linha estética do Polestar 2 é uma evolução do 1, que por sua vez descende do Volvo S90. A Polestar aposta ainda num pack opcional Performance que inclui amortecedores da Öhlins, travões da Brembo com pinças, jantes forjadas exclusivas de 20 polegadas, além de cinto de segurança amarelos e tampa da válvula dos pneus específicos. Por dentro, o Polestar 2 surge com um sistema de infotainment Android, que funciona com um novo ecrã tátil de 11 polegadas, onde é possível aceder a aplicações e serviços da Google. Conta ainda, tal como sucede com outros Polestar, com um interior com materiais vegan de série.

Tal como sucedeu com o Polestar 1, o 2 só estará disponível em pré-encomenda através da internet. Será produzido na China a partir do início de 2020. Destinar-se-á no lançamento apenas para alguns países como a China, EUA, Canada, Bélgica, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Reino Unido. Chegará a outros mercados mais tarde. Haverá uma edição de lançamento que estará disponível durante o primeiro ano de produção. No mercado alemão, o preço desta versão começará nos 59.900 euros.

Deixe um comentário

*