Nissan IMQ é antevisão de Qashqai híbrido

Nissan IMQ Concept View Gallery 10 photos

O protótipo apresentado no Salão de Genebra antecipa os modelos e-Power com chegada prevista para 2022.

A Nissan apresentou o protótipo IMQ no Salão de Genebra. Trata-se de um exercício de estilo da próxima geração do Qashqai, a lançar em 2021, ao mesmo que antecipa uma nova geração de híbridos com extensor de autonomia e-Power que chegarão à Europa a partir de 2022. O IMQ Concept conta com um motor 1.5 de quatro cilindros turbo a gasolina com função de gerador e dois motores elétricos (um por cada eixo). Isso contribui para que este protótipo de tração integral debite 340 cv de potência e 700 Nm de binário máximo. No fundo, o sistema segue a mesma lógica do Note e-Power, o carro mais vendido no Japão, mas com um 1.2 a ser utilizado para gerar energia para o funcionamento de um motor elétrico. A Nissan diz que mais do que os consumos este sistema favorece as emissões de CO2, que baixam significativamente face às versões a gasolina convencionais.

O IMQ Concept fica algures entre um Qashqai e um X-Trail. Com 4558 mm de comprimento, é 164 mm mais comprido que o Qashqai atual, sendo também 134 mm mais largo e 30 mm mais baixo. Esteticamente, destaque as lamelas que sobressaem na grelha e noutras zonas da carroçaria, concebidas para favorecer a aerodinâmica, jantes de 22 polegadas, portas de abertura “suicida”, tejadilho em vidro “flutuante” com spoiler na sua extremidade. Os pneus Bridgestone Connect estão preparados para recolher e enviar ao carro dados relevantes, como a carga, a pressão, a temperatura, nível de aderência, desgaste e estado geral dos pneus – permitindo ajustar os sistemas de segurança do carro.

O interior parece próximo de um modelo de produção, com um túnel central que percorre toda a zona central do habitáculo que tem espaço para quatro ocupantes. Destaque para o ecrã de 840 mm, apoiado por Virtual Personal Assistant que permite controlar a navegação e a climatização, entre outras funções. Existe ainda um dispositivo I2V que aviso o condutor de potenciais perigos na rota programada, mediante imagens projetadas.

Deixe um comentário

*