DS3 Crossback chega em maio

DS3 Crossback View Gallery 8 photos

O novo crossover do segmento B poderá ser encomendado a partir de amanhã. Para já, conta apenas com versões a gasolina e Diesel.

Precisamente um ano depois do lançamento do DS7 Crossback, o primeiro modelo desta sua segunda vaga, já com o estatuto de marca independente dentro do grupo PSA, o emblema premium DS surge com o DS3 Crossback. Trata-se de um crossover do segmento B que poderá ser encomendado a partir de amanhã, sendo que as primeiras unidades têm chegada prevista para maio. O novo modelo estreia a nova plataforma modular “multi-energias” CMP (que permite “eletrificação”) do grupo francês – que em breve servirá para o Peugeot 208 ou para o Opel Corsa. No lançamento, o DS3 Crossback contará com os motores a gasolina 1.2 Puretech de 100 cv (com caixa manual de seis velocidades), 130 cv (caixa automática de oito EAT8) e 155 cv (EAT8) e o Diesel 1.5 BlueHDI de 100 cv (manual 6). A versão Diesel 1.5 de 130 cv (EAT8) chega em setembro. No final do ano, está prevista a versão elétrica e-Tense, com 136 cv e autonomia anunciada até 320 km.

A DS quer lançar um carro por ano (seis ao todo, neste novo ciclo de produto) até 2023 – todos eles com uma versão “eletrificada”. A estratégia da marca premium passa ter uma gama composta apenas por modelos híbridos Plug-in ou elétricos a partir de 2025. Até ao final do ano será lançado o DS7 Crossback e-Tense, um Plug-in com 300 cv, de tração integral, que anuncia até 50 km de modo elétrico. O lançamento no novo DS3 Crossback (que tem como principais concorrentes o Mini Countryman e o Audi Q2) não invalida que o DS3 antigo, um modelo de três portas feito com base na plataforma do antigo Citroën C3, continue em comercialização por mais alguns meses.

A novo DS3 Crossback tem uma altura ao solo de 170 mm, um valor típico dos SUV. Há alguns elementos que o distinguem da concorrência, nomeadamente os vincos laterais que formam a imagem de um tubarão, a dupla ponteira de escape, os faróis de matriz LED e os farolins traseiros unidos por uma barra cromada. Entre as inovações destaque ainda para os puxadores das portas embutidos, com acesso mãos-livres (bastando ter a chave no bolso para abrir e fechar o carro), para a app DS Smart Access (através da qual terceiros poderão ter acesso ao carro), DS Drive Assist (condução autónoma de nível 2), DS Park Pilot (estacionamento mãos-livres) e sistema de som Focal Electra com 12 altifalantes. Por dentro, realce também para a instrumentação digital e diferentes configurações do ambiente interior. Ao todo existem 10 cores de carroçaria e 3 cores de tejadilho à disposição. Tal como sucedeu com o DS7 Crossback, existirá no DS3 Crossback uma edição topo de gama La Première no lançamento (disponível nos motores 1.2 Puretech de 130 e 155 cv).

Preços (a partir de):

1.2 Puretech 100 cv CMV6 Be Chic                          27.880 euros

1.2 Puretech 130 cv EAT8 Be Chic                             30.850 euros

1.2 Puretech 155 cv EAT8 Performance Line       34.730 euros

1.5 BlueHDI 100 cv CMV6 Be Chic                            30.735 euros

Deixe um comentário

*