Os dois gigantes estão em conversações para elaborar uma “super plataforma” para futuros modelos “zero emissões” de todas as marcas.
Em meados de março, veio a lume uma notícia de que a PSA estaria a sondar possível “alvos” para possíveis negócios em conjunto e até fusões e aquisições. Agora a Automotive News Europe avança algo de mais concreto, com a possibilidade de o segundo maior construtor do Velho Continente poder estar a discutir com a Fiat Chrysler Automobiles o desenvolvimento conjunto de veículos elétricos. Fontes anónimas avançam que está em cima da mesa a criação de uma “super plataforma” modular que seria utilizada por todas as marcas de ambos os grupos, ou seja, Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, de um lado, e Fiat, Chrysler, Jeep, Alfa Romeo, Maserati, Ram e Dodge, por outro. O objetivo é a redução dos valores de investimento nesta nova tecnologia e, ao mesmo, tempo tornar os seus modelos elétricos mais rentáveis. Ouvido pelo The Wall Street Journal, Carlos Tavares, o CEO da PSA, confirma que tem havido algumas reuniões “contínuas” com alguns construtores, mas que é cedo para falar num cenário de “negociações profundas” com qualquer um deles.
Esta possível colaboração entre PSA e FCA é vista por alguns analistas como o primeiro passo para uma potencial fusão entre os dois grupos. A PSA está interessada em ter uma representação forte nos EUA, de onde está arredada há muitos anos, e é dona da Jeep, uma das marcas mais apelativas do momento. Por outro lado, a FCA necessita urgentemente de consolidar as suas finanças, tendo para isso já mostrado por diversas vezes abertura a potenciais colaborações com outros construtores.
De acordo estimativas da BloombergNEF, o mercado de elétricos passará dos atuais 2,2 milhões para 60 milhões de unidades vendidas por ano em 2040.