PSA e FCA poderão juntar-se em novos elétricos

Fusão da PSA com a FCA não deverá acontecer, ao contrário do que se tem especulado. Mas está em cima da mesa uma parceria para o desenvolvimento em conjunto de carros elétricos.

Os dois gigantes estão em conversações para elaborar uma “super plataforma” para futuros modelos “zero emissões” de todas as marcas.

Em meados de março, veio a lume uma notícia de que a PSA estaria a sondar possível “alvos” para possíveis negócios em conjunto e até fusões e aquisições. Agora a Automotive News Europe avança algo de mais concreto, com a possibilidade de o segundo maior construtor do Velho Continente poder estar a discutir com a Fiat Chrysler Automobiles o desenvolvimento conjunto de veículos elétricos. Fontes anónimas avançam que está em cima da mesa a criação de uma “super plataforma” modular que seria utilizada por todas as marcas de ambos os grupos, ou seja, Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, de um lado, e Fiat, Chrysler, Jeep, Alfa Romeo, Maserati, Ram e Dodge, por outro. O objetivo é a redução dos valores de investimento nesta nova tecnologia e, ao mesmo, tempo tornar os seus modelos elétricos mais rentáveis. Ouvido pelo The Wall Street Journal, Carlos Tavares, o CEO da PSA, confirma que tem havido algumas reuniões “contínuas” com alguns construtores, mas que é cedo para falar num cenário de “negociações profundas” com qualquer um deles.

Esta possível colaboração entre PSA e FCA é vista por alguns analistas como o primeiro passo para uma potencial fusão entre os dois grupos. A PSA está interessada em ter uma representação forte nos EUA, de onde está arredada há muitos anos, e é dona da Jeep, uma das marcas mais apelativas do momento. Por outro lado, a FCA necessita urgentemente de consolidar as suas finanças, tendo para isso já mostrado por diversas vezes abertura a potenciais colaborações com outros construtores.

De acordo estimativas da BloombergNEF, o mercado de elétricos passará dos atuais 2,2 milhões para 60 milhões de unidades vendidas por ano em 2040.

Deixe um comentário

*