VW testa versão desportiva Tiguan R

VW Tiguan R em testes View Gallery 2 photos

Com estreia prevista para setembro, a versão de topo do SUV terá o mesmo motor do Golf R.

Depois do T-Roc, é a vez do Tiguan ganhar uma versão R. A Volkswagen prevê mostrar esta versão desportiva do SUV compacto na próxima edição do Salão de Frankfurt, em setembro. Apesar de o modelo que agora foi “apanhado” sem camuflagem em testes ser semelhante ao Tiguan com kit exterior R-Line, é possível ver que tem quatro ponteiras de escape de formato oval, ao estilo dos modelos da família R. Aliás, o motor deste novo Tiguan R deverá ser o mesmo EA888 do Golf R e do T-Roc R (modelo produzido na Autoeuropa, em Portugal), um 2.0 TSI de quatro cilindros turbo a gasolina a debitar 300 cv, a funcionar em conjunto exclusivamente com uma caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades e um sistema de tração integral 4Motion com diferencial de tipo Haldex.

Será de esperar que além do aumento de potência (o Tiguan mais potente da atualidade tem um 2.0 TSI de 220 cv), o R deverá incluir amortecedores adaptativos (pelo menos em opção), jantes de 20 polegadas e travões de maior dimensão. Uma vez que o Golf, T-Roc e Tiguan partilham uma base MQB não deverão ser necessárias também alterações muito profundas a nível de chassis para materializar esta nova versão de topo.

Já em outubro de 2016, tinha sido visto em Nürburgring um modelo camuflado que se julgou ser este Tiguan R, mas que era apenas o R-Line. Contudo, desta vez parece que será mesmo a versão mais “espigada” do SUV em fase de testes finais. O de modelos desportivos da VW tenderá a crescer ainda em breve com o Arteon R.

Além do Tiguan R, é possível que a VW aposte numa versão de formato coupé do SUV. Mas nada ainda está confirmado.

Deixe uma resposta

*