VW revela protótipo de SUV elétrico de sete lugares

VW I.D. Roomzz Concept View Gallery 10 photos

O I.D. Roomzz Concept anuncia 450 km de autonomia. Chega à produção em 2021.

A Volkswagen mostrou o seu protótipo mais recente, o I.D. Roomzz, que antecipa um SUV elétrico com três filas de bancos. O modelo que será mostrado ao público no dia 18 de abril no Salão de Xangai, na China, antecipa um SUV que chegará ao mercado em 2021 – para concorrer, entre outros, com o Tesla Model X. O Roomzz tem 4915 mm de comprimento, 1890 mm de largura, 1760 mm de altura e 2965 mm de distância entre eixos. Segundo o fabricante, há mais espaço no interior do que um Touareg com motor a combustão.

O sistema propulsor é formado por dois motores elétricos (de 102 cv na dianteira e de 204 cv na traseira) para um débito total de 306 cv, o que lhe permite ter tração integral 4Motion, e um conjunto de baterias de iões de lítio de 82 kWh colocadas no piso da mala que garantem autonomia até 450 km. Anuncia 0-100 km/h em 6,6 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h. Feito com base na plataforma MEB da VW (a mesma que dará origem aos futuros elétricos do grupo), o Roomzz é compatível com um sistema de carregamento rápido a 150 kW DC, que permite encher até 80% das baterias em cerca de meia-hora.

O sexto membro dos protótipos I.D. conta com portas traseiras deslizantes e inúmeras configurações no interior, que também podem ser adaptadas dependendo do modo de condução escolhido. Isto porque o Roomzz dispõe de tecnologia de condução autónoma de nível 4 (I.D. Pilot), que depois de acionado permite rodar os bancos individuais até 25 graus, conferindo ao interior um aspeto de lounge. Não existe um painel de instrumentos convencional, mas sim um cockpit digital com uma superfície vidrada de 13,8 polegadas, um head-up display de realidade aumentada e um volante igualmente “digitalizado”, “flutuante” e retrátil. Os bancos são revestidos em “Appleskin”, uma mistura de materiais recicláveis, e existem painéis em madeira nas portas. O conteúdo da barra traseira que se prolonga a toda a largura pode ser personalizado através de uma aplicação para smartphone.

Deixe um comentário

*