Novo GT86 poderá utilizar base modular da Toyota

Toyota GR-HV Sports Concept

Coupé deve mudar de plataforma, mas manterá a tração traseira.

A segunda geração da dupla de coupés Toyota GT86 e Subaru BRZ está em pleno processo de desenvolvimento e já vão sendo conhecidos mais alguns pormenores. As mais recentes informações foram veiculadas por uma fonte ligada à Subaru, que preferiu manter o anonimato. Ouvida pela Motoring, esta fonte adiantou que a dupla de modelos desportivos deverá abandonar a atual plataforma, uma versão modificada da antiga base do Impreza, para adotar a nova base TNGA de origem Toyota – que permite criar modelos RWD, FWD e AWD. De parte fica a hipótese do GT86 e o BRZ serem feitos a partir da nova plataforma de tração integral SGP da Subaru, que apesar da sua flexibilidade não pode ser transformada numa configuração de tração traseira. Além disso, a ideia é não fugir do conceito do modelo original: um coupé tração traseira acessível. A opção deverá quase de certeza recair na plataforma modular TNGA, o que permitirá que o modelo seja mais leve, tenha rigidez torsional acrescida, mas sobretudo, segundo a referida fonte, manter a configuração de tração traseira. Caso esta informação se confirme, o GT86 continuará a ser um modelo sem um rival direto, uma vez que propostas como o Renault Mégane RS ou o Hyundai i30 N são de tração dianteira.

O novo modelo será uma evolução do protótipo Toyota GR HV Sports de 2017 (na imagem), que apesar de manter a silhueta será significativamente mais leve face ao coupé que conhecemos. Fala-se inclusivamente que o novo modelo contará com um tejadilho tipo Targa, ao estilo da quarta geração do Supra. O novo GT86 contará também com o “input” precioso da divisão desportiva Gazoo Racing, que está neste momento empenhada na criação do “hot hatch” Corolla GR.

O motor continuará a ser o 2.0 de quatro cilindros boxer aspirado naturalmente com cerca de 200 cv, mas possivelmente com alguma forma de “eletrificação”, e em associação com uma caixa automática de seis velocidades (em vez de caixa manual).

Deixe um comentário

*