Land Rover estreia novo Discovery Sport

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Feito com base numa nova plataforma e um interior totalmente remodelado, o SUV traz ainda uma nova versão “eletrificada”.

A Land Rover apresentou a nova geração do Discovery Sport, que recorre à nova plataforma Premium Transverse Architecture, a mesma do novo Range Rover Evoque. Deverá estar disponível para encomenda no mercado português dentro de poucos dias, sendo que nessa altura serão conhecidos os preços. Tendo em conta que este é o atual “best seller” da marca britânica, o exterior não muda muito face ao modelo lançado no final de 2014. Com 4597 mm de comprimento, o novo Discovery Sport é apenas 1 cm mais comprido que o antecessor. O SUV continua a surgir de série com cinco lugares, mas é possível encomendar com uma terceira fila de bancos.

Na base da gama está um motor Diesel de 150 cv, com caixa manual de seis velocidades, com tração dianteira. O mesmo 2.0 turbodiesel está ainda disponível com opção de 179 e 241 cv. Entre os gasolina, há o 2.0 turbo de 200 e 250 cv. A caixa automática de nove velocidades e a tração integral são de série em todas as versões menos na de acesso. Todas as versões com caixa automática ZF dispõem de um sistema “mild hybrid” (que assume o papel de alternador/motor de arranque) alimentado por um sistema elétrico de 48V. No início de 2020 chegará uma versão híbrida plug-in com base num três cilindros a gasolina, um motor elétrico e baterias de iões de lítio. Deverá ser uma versão de tração integral idêntica à que foi anunciada para o Evoque, com cerca de 200 cv do motor térmico, 109 cv do elétrico e bateria de 11,3 kWh de capacidade.

O novo Discovery Sport dispõe de vários sistemas concebidos a pensar em aventuras fora do asfalto. Melhor exemplo disso é o Terrain Response 2, que modifica os parâmetros de condução, o All Terrain Progress Control, que permite manter uma velocidade fixa, sem recurso aos pedais, ou o Clear Sight Ground View, que possibilita no ecrã central uma imagem de 180 graus do que está debaixo do capot. A altura ao solo é de 21,2 cm, a profundidade máxima em vau é de 60 cm, possuindo 25, 20,6 e 30,2 graus nos ângulos de ataque, ventral e de saída, respetivamente. Existem dois tipos de suspensão: a de série e a de amortecimento controlado eletronicamente com vários níveis de dureza. As jantes podem variar entre 17 e 21 polegadas.

O que mais mudou no Discovery Sport foi mesmo o interior. O sistema de infotainment Touch Pro tem um ecrã central de 10,25 polegadas e é compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, acrescentando Wi-Fi 4G com possibilidade de acesso até oito aparelhos móveis. A instrumentação é composta por um ecrã de 12,3 polegadas com opções personalizáveis. Em opção, existe um HUD a cores projetado no para-brisas. A Land Rover diz que acrescentou mais compartimentos para arrumação no habitáculo que permitem acrescentar mais 48 litros de espaço. Os bancos posteriores possuem um rebatimento na proporção 40:20:40.

A gama é composta pelos níveis Standard, S, SE, HSE e pelo topo R-Dynamic, de visual mais desportivo. Entre os sistemas de ajuda à condução, destaque para o sistema de travagem automática de emergência com deteção de peões, assistente de mudança de faixa, cruise control com função stop & go, detetor de viaturas em ângulo morto, assistente de estacionamento semiautomático ou o espelho retrovisor interior que projeta imagens recolhidas pela câmara traseira.

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