Tänak vence Rali de Portugal

Pódio do Rali de Portugal de 2019 View Gallery 5 photos

O piloto estónio da Toyota obteve o segundo triunfo no mundial de ralis, que continua a ser comandado por Sébastien Ogier.

Numa prova que fica marcada pelo regresso da competição ao centro de país, nomeadamente a Arganil, a edição deste ano do Rali de Portugal foi ganha por Ott Tänak, da Toyota. O piloto estónio repetiu assim o triunfo obtido no Chile, conseguindo assim aproximar-se do líder do mundial Sébastian Ogier (Citroën), que ainda lidera a competição. Aos comandos de um Yaris WRC, Tänak sucedeu assim a Thierry Neuville (Hyundai) na lista de vencedores da prova lusa, que ficou em segundo este ano. Tänak conseguiu obter uma vantagem importante logo no primeiro dia prova, em Arganil, e soube controlar as operações até ao final, incluindo na power stage de Fafe, na qual ficou em terceiro lugar, atrás de Ogier (que encerrou o pódio na prova portuguesa) e de Neuville – que partiu para o último dia com apenas 9 segundos de atraso. Kris Meeke (Toyota) perdeu o segundo lugar durante a manhã do último dia de prova, tendo chegando mesmo a desistir em Fafe após um pião.

Numa altura em que já disputaram sete das 14 provas do calendário do mundial de ralis, Ogier mantem-se na frente, com 142 pontos, seguindo-se Tanak com 140 e Neuville com 132.

PEC20: Fafe 2/Power Stage (11,18 km)

1.º Sébastien Ogier (Citroen C3), 6m35s

2.º Thierry Neuville (Hyundai i 20), a 0,8s

3.º Ott Tanak (Toyota Yaris), a 1,5s

4.º Teemu Suninen (Ford Fiesta), a 3,9s

5.º Dani Sordo (Hyundai i 20), a 5s

6.º Elfyn Evans (Ford Fiesta), a 6,1s

 

Geral

1.º Ott Tanak (Toyota Yaris), 3h20m22,8s

2.º Thierry Neuville (Hyundai i20), a 15,9s

3.º Sébastien Ogier (Citroën C3), a 57,1s

4.º Teemu Suninen (Ford Fiesta), a 2m41,5s

5.º Elfyn Evans (Ford Fiesta), a 7m08,3s

Deixe um comentário

*