Mercedes-AMG estreia A45 S e CLA 45 S com 421 cv

Mercedes-AMG A 45 4Matic+ e CLA 45 4Matic+ View Gallery 21 photos

Dupla apresentou em Goodwood o motor de quatro cilindros mais potente de sempre em modelos de produção.

A Mercedes-AMG estreou de uma só vez o novo A45 4Matic+ e o CLA45 4Matic+ e as respetivas versões S. Com chegada prevista para o final do ano, as versões de topo foram mostradas no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido. No fundo, são duas cambiantes de potência do motor 2.0 de quatro cilindros turbo: com 387 cv às 6500 rpm (mais 81 cv que nas versões 35)/480 Nm entre as 4750 rpm e as 5000 rpm e 421 cv às 6750 rpm  (mais 40 cv que o antigo A45)/500 Nm entre 5000 rpm e 5250 rpm, ambas a funcionarem em conjunto com uma nova caixa de dupla embraiagem AMG Speedshift DCT-8G, de oito velocidades, e com um sistema de tração integral ativo 4Matic+, que distribui seletivamente o binário às rodas do eixo posterior recorrendo ao sistema AMG Torque Control. Este possibilita a máxima tração e melhor desempenho com um modo de Drift, graças a um novo diferencial traseiro munido de uma embraiagem multidisco por cada roda. De série nos S, o modo Drift é acionável com o modo Race ativo (os outros modos são Comfort, Sport, Sport+, Slippery e Individual), desligando o ESP e colocando o carro em modo manual. O motor M139 utilizado nesta nova versão S da nova família de compactos 45, O que recorre a soluções técnicas utilizadas no V8 4.0 biturbo, é o quatro cilindros mais potente utilizado em modelos de produção. Na versão mais potente atinge a pressão máxima do turbo de 2,1 bar e tem um turbo de dupla entrada arrefecido a água. O A45 anuncia 0-100 km/h em 4 segundos e o A45 S em 3,9 segundos, sendo que ambos contam com uma velocidade máxima limitada a 250 km/h (extensível a 270 km/h com o AMG Driver’s Package). O CLA 45 anuncia 0-100 km/h em 4,1 seg. e o CLA 45 S em 4 segundos, mantendo a velocidade máxima dos A. Os A45 e A45 S anunciam consumos de 8,4 e 8,3 l/100 km e emissões de 192 e 189 g/km, respetivamente. Os CLA 45 e CLA 45 S consumos de 8,3 e 8,1 e emissões de 189 e 185.

Visualmente, as novas versões 45 distinguem-se pelos apêndices aerodinâmicos adicionais, destacando-se pela grelha AMG Panamericana, asas dianteiras mais pronunciadas, para-choques dianteiro redesenhado com um lábio dianteiro integrado e saias laterais. Na traseira, há um spoiler montado na terminação do tejadilho no caso do hatchback e na tampa da mala no caso da berlina, a que se juntam as quatro ponteiras de escape com 82 mm de diâmetro nos 45 e de 90 mm nos 45 S e um difusor duplo. As cavas das rodas também são mais pronunciadas. O A45 e o CLA45 surgem de série com jantes de 18 polegadas e as versões S de 19 polegadas. Esta versão de topo acrescenta pinças de travão de seis êmbolos à frente e de um atrás em vermelho a inscrição AMG em preto, e discos maiores de 360 mm à frente (mais 10 mm) e 330 mm atrás, em vez de pinças em cinzento de quatro êmbolos à frente e letras em branco do modelo base.

O sistema AMG Ride Control com amortecimento adaptativo é opcional nos novos 45. A AMG introduziu um novo sistema de direção com relação variável e dois tipos de mapa de software de acordo com o modo de condução selecionado. A coluna de direção surge montada num novo suporte o que permite maior precisão, segundo a marca. A suspensão mantem a configuração MacPherson à frente e independente de quatro braços atrás dos modelos base do Classe A e do CLA. Contudo, os novos 45 dispõem de uma via dianteira mais larga e de uma barra estabilizadora própria, que compõe uma nova geometria e reduz as massas não suspensas. A suspensão é apoiada por uma carroçaria com maior rigidez torsional que apresenta uma nova placa de alumínio presa debaixo do motor, um braço de apoio adicional para as torres da suspensão dianteira e reforços dentro da parte inferior dos pilares.

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