VW revela “Pão de Forma” elétrica

VW Kombi Concept View Gallery 12 photos

A Kombi Type 20 concept não é mais do que uma adaptação da clássica Type 2.

Para celebrar os 20 anos do Laboratório de Pesquisa Eletrónica da VW foi criado o protótipo Kombi Type 20. Trata-se de uma conversão da mítica “Pão de Forma” Type 2 de 1962 num modelo elétrico. Conta com um motor elétrico colocado no eixo traseiro a debitar 120 cv (mais do dobro da potência do modelo original equipado com motor de quatro cilindros) e 235 Nm, alimentado por um pack de baterias de 10 kWh. Esta versão dispõe ainda de um sistema de suspensão ativa pneumática, desenvolvida com conjunto com a Porsche.

Os engenheiros da Volkswagen aproveitaram para introduzir neste concept alguma tecnologia ainda em fase experimental, nomeadamente um sistema reconhecimento facial que funciona em tempo real (recorrendo a uma câmara grande angular HD concebida para identificar os utilizadores da viatura), um sistema de infotainment holográfico (capaz de gerar imagens 3D visíveis sem a necessidade de utilizar óculos especiais) e um assistente digital capaz de compreender comandos de voz de forma mais natural. Este microbus de 11 janelas Type 20 traz jantes específicas, apoios para espelho retrovisor e reforços no interior construídos em colaboração com a Autodesk, com recurso a design generativo – com estruturas que imitam formas orgânicas e que permite, em última análise, reduzir o peso. Este concept traz também uma pintura específica, decorações específicas no interior, um novo volante e faróis próprios.

A VW aproveitou para anunciar que o Laboratório de Pesquisa Eletrónica vai proximamente trabalhar noutros modelos do grupo.

Deixe um comentário

*