Chineses estreiam protótipo de SUV elétrico

Human Horizons HiPhi 1 concept View Gallery 7 photos

A equipa técnica da Human Horizons é liderada pelo um antigo responsável dos projetos especiais da Jaguar Land Rover.

A start-up chinesa Human Horizons apresentou-se ao mundo com o protótipo radical de um SUV elétrico. O HiPhi 1 antecipa um modelo de produção previsto para daqui a dois anos. A nova marca prevê apostar numa gama de modelos “zero emissões” para clientes privados e para sistemas de “car sharing” sobretudo no mercado chinês – apesar das ambições em tornar este um produto mundial. Liderado por antigo patrão da SVO da Jaguar Land Rover e que também passou pela Ford, Mark Stanton, o projeto (que emprega cerca de 400 engenheiros) conta com um sistema de condução autónoma de nível 3 e um sistema 5G V2X de comunicação entre viaturas. Para o efeito, a máquina dispõe de 562 sensores. O interior está equipado com câmaras para reconhecimento facial (interligado com o smartphone, que permite aceder ao carro necessidade de chave) e até existem sensores de que detetam odores não desejados. O interior tem três filas com dois bancos cada. Todos os bancos possuem acionamento elétrico. O painel de instrumentos é digital, o ecrã central tátil tem uma orientação horizontal, existindo ainda outro ecrã específico para o passageiro da frente.

O HiPhi 1 conta com nove portas, compartimentos e asas de acionamento elétrico, incluindo portas com abertura asa de gaivota. Com 0.28 de coeficiente aerodinâmico, este SUV possui alguns detalhes aerodinâmicos inspirados no universo da aeronáutica, que contribuem para maior estabilidade a velocidades mais elevadas. Existem várias formas de aceder ao carro, incluindo um modo “superstar” que abre o tejadilho e as portas, e um modo “parade” que permite que o carro se movimento lentamente com as portas abertas. Com 5,2 metros de comprimento, o HiPhi 1 é um crossover com um tejadilho de formato coupé. Possui uma distância entre eixos similar à de um Range Rover. Outra das curiosidades relacionadas com este SUV prende-se que os faróis que projetam padrões e mensagens na estrada ou numa parede, como por exemplo o efeito de uma passadeira, de forma a mostrar que é seguro para os peões atravessarem a estrada.

Devendo ter mais de 2 toneladas, este modelo que será produzido na China possui uma estrutura em alumínio e aço de alta resistência, e as baterias de 96 kWh (na versão mais potente) estão posicionadas debaixo do piso do carro. Estará disponível em versões 4×2 e 4×4, sendo que esta último contará com uma dupla de motores com 272 cv cada. Na versão de topo anuncia 0-100 km/h em 3,9 segundos e uma autonomia até 644 km.

Deixe um comentário

*