Audi atualiza gama A5 na antecâmara de Frankfurt

Audi S5 Coupé TDI View Gallery 23 photos

Retoques estéticos, nova tecnologia, mas também novos motores, onde se destaca o novo S5 TDI.

A Audi revelou a renovada gama A5, que fará a sua estreia oficial junto do grande público no Salão de Frankfurt, na próxima semana, nos formatos de carroçaria Coupé, Cabriolet e Sportback de cinco portas. O novo modelo estará disponível para encomenda no outono e as primeiras unidades têm chegada prevista para o início do próximo ano. Além de novos apontamentos de design, realce para a introdução de um novo sistema de infotainment e novos motores. A frente é onde a transformação é mais visível, com a inclusão de uma nova grelha alinhada com a restante família da casa de Ingolstadt, cujos acabamentos diferem consoante o nível de equipamento escolhido. Por exemplo, nos modelos S Line e S5, a grelha recebem um padrão com padrão ninho de abelha, enquanto na restante gama há uma grelha com filamentos horizontais. O para-choques dianteiro recebe um formato mais agressivo, incorporando entradas de ar maiores e um novo lábio dianteiro. Acima da grelha, há entradas de ar horizontais ao estilo o A4 facelift e do novo A1. Como não poderia deixar de ser, o A5 recebeu também novos faróis em LED de série – com opção LED Matrix – e novos farolins traseiros sequenciais em LED, além de um novo difusor traseiro.

Por dentro, destaque para o novo sistema de infotainment, semelhante ao do A4. O que significa que a Audi abandonou a solução de um sistema MMI com comando rotativo trazendo agora a jogo um novo ecrã tátil de 10,1 polegadas, novo software e sistema de navegação. Há também novos serviços online, sobre perigos na estrada em tempo real, informação sobre lugares de estacionamento e em determinadas cidades europeias sobre os semáforos. O renovado A5 traz de série um hotspot Wi-Fi, uma versão atualizada do painel de instrumentos digital Virtual Cockpit com ecrã de 12,3 polegadas e um head-up display. O modelo passa ainda a permitir atualizações “over the air”. Recorrendo à aplicação MyAudi Smartphone, os utilizadores poderão atualizar o MMI Navigation Plus, rádio digital DAB+ ou o interface para smartphone. O novo A5 traz uma nova cor exterior District Green. No lançamento haverá um A5 Edition One para os formatos Coupé e Sportback, com detalhes em preto no exterior e interior com os packs Selection e S Line.

A gama passa a contar com quatro novos motores “mild hybrid” Diesel e gasolina de quatro cilindros, dotados de um sistema elétrico de 12V. O sistema permite recuperar energia e armazena-la numa pequena bateria de iões de lítio, alargado o intervalo de funcionamento do sistema start & stop e reduzindo o esforço do motor térmico a velocidades mais elevadas. Ao mesmo tempo, contribui para baixar os índices de emissões CO2 e consumos. Tal como aconteceu com os modelos S4, os renovados S5 também foram convertidos para o Diesel. Disponível no formato Coupé e Sportback, o novo S5 TDI é um híbrido de 48V com motor de seis cilindros turbo 3.0, debitando um conjunto de 347 cv e 700 Nm de binário máximo. Dotado de um sistema de tração integral quattro e associado a uma caixa automática de oito velocidades com conversor de binário, anuncia 0-100 km/h em menos de cinco segundos e uma velocidade máxima limitada a 250 km/h.

Deixe um comentário

*