Ingleses confirmam fábrica de 4×4 em Portugal

Nova fábrica da Grenadier no País de Gales

Ineos vai produzir em Esterreja o novo modelo Grenadier, sucessor espiritual do Defender.

A Ineos Automotive confirmou que produzirá o novo todo o terreno Grenadier em Portugal, mais concretamente em Esterreja. O projeto da marca britânica, que ponta para um sucessor espiritual do Land Rover Defender original, cujo arranque da produção está previsto para 2021, implica que a fábrica portuguesa funcione como apoio à unidade produtiva principal que estará sediada em Bridgend, no sul do País de Gales (na imagem) – aproveitando uma base desativada da Ford.

O polo de Estarreja, que segundo o governo português ajudará a criar para já 200 postos de trabalho (com uma estimativa de 500 a longo prazo), será uma fábrica de retaguarda, focada principalmente na produção do chassis e de elo de ligação com os fornecedores europeus de componentes do novo modelo. O investimento desta infraestrutura poderá superar os 300 milhões de euros.

O novo Grenadier, que poderá vir a ser revelado já em 2020, utilizará motores 3.0 de seis cilindros Diesel e gasolina de origem BMW, caixa automática ZF de oito velocidades, suspensão de fabrico próprio e será feito com base numa plataforma de travessas e longarinas em aço. Este puro modelo TT terá capacidade para rebocar até 3500 kg, segundo a marca. Será lançado em vários mercados um pouco por todo o mundo, tendo como foco principal África, Oceânia, Europa e EUA. Ao todo, o projeto Grenadier envolve um investimento perto de 700 milhões de euros. O passo seguinte para a Ineos poderá ser o lançamento de uma pick-up.

A Ineos é dirigida pelo multimilionário Jim Ratcliffe, conhecido fã de automóveis, em particular de Land Rover. O conglomerado britânico tem centrado a sua atividade na área da petroquímica e mais recentemente na área mineira e automóvel, empregando atualmente 22 mil pessoas distribuídas por 183 fábricas em 26 países.

Deixe um comentário

*