Novo Audi A3 “apanhado” sem camuflagem

Audi A3 Sedan View Gallery 3 photos

Quarta geração tem estreia agendada para a próxima edição do Salão de Genebra.

Depois da oitava geração do VW Golf, é a vez da Audi estar a preparar o próximo A3. A poucos meses da sua apresentação ao grande público, que está prevista para março, no âmbito da próxima edição do Salão de Genebra (na Suíça), o compacto premium foi “apanhado” sem camuflagem. A foto publicada pelo Carscoops mostra que o novo A3 ainda sem os faróis, mas que exibe uma estética mais agressiva face ao modelo atual. Na linha do que sucedeu com o novo A1, este novo A3 traz uma grelha mais ampla e mais baixa. Contudo, a silhueta parece ser similar ao A3 de sempre. Feito a partir de uma versão atualizada da plataforma MQB, a nova gama A3 terá um interior significativamente modernizado. Na foto espia agora revelada é possível ver linhas mais angulares face ao modelo atual, ao estilo do A1. O ecrã tátil está numa posição mais baixa, deixando de haver a solução com base no comando rotativo na consola central para controlar os menus do sistema de infotainment. Destaque ainda para o painel de instrumentos digital Virtual Cockpit.

Entretanto, foi também “apanhado” um protótipo camuflado da versão desportiva S3 (ver a última foto) a testar na neve. Apesar de ainda ser um “muleto”, é possível descortinar um estilo mais “extremo”, com um para-choques dianteiro com um novo formato, com linhas mais afiladas, entradas de ar maiores e uma grelha mais pronunciada. Realce ainda para as saias mais salientes, jantes maiores e para-choques traseiro com difusor integrado e quatro ponteiras de escape. Previsto para 2021, o S3 deverá contar com uma versão atualizada do motor 2.0 TSI de quatro cilindros turbo a debitar entre 320 e 330 cv, acoplado em exclusivo a uma caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades e de série com tração integral quattro.

A gama A3 será composta pela versão Sportback de cinco portas, A3 Sedan de quatro portas e uma nova variante de carroçaria coupé de quatro portas para concorrer com o Mercedes-Benz CLA Coupé e BMW Série 2 Gran Coupé. No topo da gama, acima do S3, estará a versão RS3. A gama de motores deverá ser partilhada com o novo VW Golf 8, sendo que está na calha uma versão híbrida plug-in. A versão elétrica está fora de hipótese, dado que a Audi está a preparar um hatchback 100% elétrico com base MEB (a mesma da família VW ID).

Deixe um comentário

*