Suzuki Swift Sport terá sistema híbrido de 48V

Suzuki Swift Sport View Gallery 3 photos

Novo sistema “self-charging” chegará também ao Vitara e ao S-Cross.

A Suzuki anunciou que apostará a partir de março de 2020 num novo sistema “mild hybrid” de 48 V nos modelos Swift Sport, Vitara e S-Cross. De acordo com o construtor, este novo sistema híbrido “self-charging” permitirá reduzir os consumos até 15% e as emissões de CO2 até 20% (WLTP).

Apesar de ainda não adiantar valores, a Suzuki diz que o novo sistema híbrido é mais potente e cerca de 15 kg mais leve face ao seu antecessor, que é feito com base no 1.4 de quatro cilindros turbo a gasolina Boosterjet. O novo sistema de 48V consiste numa bateria de iões de lítio, um gerador/motor de arranque e um conversor de 48V-12V, surgindo acoplado ao novo motor Boosterjet conhecido pelo nome de código K14D, uma evolução do motor atual. Graças à nova tecnologia que assiste o motor a gasolina é possível obter binário adicional a regimes mais baixos, oferecendo um total de 235 Nm às 2000 rpm. A bateria, assim como o conversor, ficam posicionados debaixo dos bancos dianteiros.

Este sistema de 48V permite ainda recorrer a um modo 100% elétrico a velocidades até 16 km/h, de modo a baixar os consumos.

Deixe um comentário

*