BMW apresenta versões híbridas Diesel do X5 e X6

BMW X5 xDrive40d View Gallery 8 photos

A dupla de SUV recebe um sistema “mild hybrid” no motor biturbodiesel de seis cilindros, a debitar 340 cv.

A BMW é uma das marcas que tem vindo a apostar na introdução de sistemas híbridos nos seus motores a gasóleo. Numa altura em que especula que o motor Diesel “quad-turbo” poderá deixar de ser fabricado, a marca germânica anuncia agora que introduzirá um sistema “mild hybrid” no motor biturbodiesel de seis cilindros em linha. As versões xDrive40d do X5 e do X6 serão as primeiras a receber esta nova motorização.

Para conseguir equilibrar a resposta do motor a combustão, os engenheiros da marca com sede em Munique mexeram no sistema de sobrealimentação e tornaram o turbo de geometria variável mais eficaz nos diferentes estágios de pressão. Para além disso, a própria injeção do combustível também foi aprimorada através de um novo sensor que permite uma dosagem mais precisa. Estas modificações permitem ao motor de 3.0 litros passar a debitar 340 cv de potência e 700 Nm de binário. A grande novidade está no sistema “mild hybrid” acoplado a um sistema de 48 V que adiciona 11 cv de potência e permite reduzir os consumos, ao mesmo tempo que proporciona uma resposta mais rápida. Ambos os modelos estão equipados com a caixa automática de oito velocidades Steptronic e a tecnologia xDrive de tração às quatro rodas.

Assim, espera-se que estas novas motorizações venham a substituir as versões de topo M50d de ambos os SUV, o que irá permitir à BMW uma redução significativa das emissões de CO2 na sua gama. Enquanto que as versões M50d emitem cerca de 220 g/km de CO2, estas novas versões xDrive40d irão emitir à volta de 160 g/km de CO2. A entrega das primeiras unidades destes novos X5 e X6 xDrive40d está marcada para maio deste ano.

Deixe um comentário

*