DS apresenta protótipo elétrico com 680 cv

DS Aero Sport Lounge Concept View Gallery 7 photos

O futurista Aero Sport Lounge agrega tecnologia da Fórmula E, aerodinâmica aprimorada e um interior inovador.

Além da berlina DS 9, a DS vai levar ao Salão de Genebra, que abrirá as suas portas no próximo dia 3 de março, o protótipo Aero Sport Lounge. Este ousado estudo de um SUV de formato coupé tem 5 metros de comprimento e foi desenvolvido de forma a otimizar a eficiência aerodinâmica. A grelha dianteira assume um formato de forma a empurrar o ar para os lados – função que é auxiliada pelas jantes de 23 polegadas, especialmente desenvolvidas para o efeito. Em vez da grelha de motor tradicional existe um painel que cobre vários sensores. Já os faróis estreiam o conceito “Light Veil” composto por faróis LED matrix e luzes diurnas em LED, que será aplicada em breve em modelos de produção.

O motor é feito com base no que a equipa de Fórmula E DS Techeetah utiliza no monolugar elétrico de competição, debitando 680 cv. Este motor é alimentado por um pack de baterias de 110 kWh colocado no piso do carro, o que permite, segundo a marca francesa, uma autonomia superior a 650 km. A DS anuncia 0-100 km/h em 2,8 segundos para este concept.

Apesar de ainda não terem sido reveladas fotos do interior, o DS Aero Sport Lounge promete uma reinvenção do conceito dos modelos atuais, minimizando o uso de ecrãs – utilizando em vez disso duas tiras sobre o comprido: com tira inferior a servir para operar as funções que são exibidas na tira superior. Cada ocupante terá o seu próprio ecrã. Há ainda os ecrãs que projetam as imagens recolhidas pelas câmaras “retrovisoras” e vários comandos localizados nos dois lados da consola. A instrumentação é projetada no para-brisas através de realidade aumentada. O apoio de braço central funciona como uma espécie de guia, com os ocupantes a poderem controlar vários sistemas através de gestos. Uma das funções chama-se Iris e é um sistema de inteligência artificial que responde a comandos por voz. Existe ainda um comando háptico, desenvolvido em conjunto com uma empresa de tecnologia de Silicon Valley, que utiliza sistemas de ultrassons tridimensionais. A DS promete ainda empregar novos materiais nos revestimentos, nomeadamente couro vegan ou plástico reciclado. Por exemplo, os bancos são feitos em algodão acetinado com uma espuma de alta densidade, as costas dos bancos e o tablier em marchetaria de palha e as portas possuem microfibras transparentes de modo a maximizar a luz interior.

Deixe um comentário

*