Novo BAC Mono é mais potente e mais leve

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Nova geração do desportivo introduz motor 2.3 litros turbo com 4 cilindros de origem Ford, desenvolvido pela Mountune, a debitar 337 cv.

Nos últimos anos, os automóveis fora do comum fabricados por pequenos construtores têm vindo a formar um mercado de nicho. Um dos modelos que mais sucesso tem alcançado nesse segmento é o BAC Mono. Eis que agora, nove anos após o seu lançamento, surge uma nova geração que mantém o design caraterístico, mas introduz alterações numa boa parte dos componentes que o constituem.

O novo Mono faz uso de um chassis tubular em aço semelhante ao seu antecessor só que, agora, é revestido por painéis em fibra de carbono permitindo-lhe apresentar uma base mais sólida e leve. O motor é um 2.3 litros turbo com 4 cilindros de origem Ford, desenvolvido pela Mountune, que debita 337 cv de potência e 400 Nm de binário. Estes números, aliados a um incrível peso total de 570 kg, permitem ao BAC Mono percorrer o tempo dos 0-96 km/h em 2,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 274 km/h.

Parte das alterações nesta nova geração estão também presentes na carroçaria que foi rebaixada em 20 mm e alargada em 25 mm. A juntar a isso, as próprias superfícies do desportivo receberam um tratamento de forma a torná-lo mais aerodinâmico. Curiosamente, a empresa utilizou alguns métodos de fabrico inovadores como a impressão 3D e um “software” de inteligência artificial. Se este é o seu tipo de “brinquedo”, fique a saber que já está disponível por encomenda com preços a começar nos 192 mil euros no Reino Unido.

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