Shelby Mustang mais importante de sempre vai a leilão

Shelby GT350R Protótipo de 1965 View Gallery 10 photos

O modelo com o chassis número #5R002 foi o primeiro Mustang a ser preparado pela Shelby.

Todas as histórias têm um começo. O protótipo do Shelby Mustang GT350R assume essa importância e representa precisamente o início de um legado que ainda hoje perdura. Após o lançamento do Ford Mustang em 1964, o diretor-geral da marca norte-americana, Lee Iacocca, estava preocupado em tornar o modelo mais desportivo e recorreu a Carroll Shelby para concretizar a tarefa. O ex-piloto acedeu ao pedido e produziu um protótipo intitulado Shelby GT350R que seria o passo inaugural de uma frutífera parceria.

Utilizado como uma plataforma para testar novas peças, ideias e soluções, o veículo com o número de chassis #5R002 seria a base do futuro GT350R de produção, o primeiro Mustang de sempre a ser preparado pela Shelby. Testado intensivamente por Ken Miles, o modelo foi também o primeiro Shelby Mustang a participar numa competição, da qual acabou por sair vitorioso. Um dos registos mais populares deste protótipo é a famosa fotografia com as quatro rodas no ar, guiado por Miles, no circuito de Green Valley Raceway. Para além disso, o modelo serviu ainda para ser ilustrado nos papeis de homologação oficiais e como amostra a possíveis compradores. Ao longo do tempo, este Shelby GT350R esteve na posse de Bill Clawson, um engenheiro da Ford, sendo depois vendido a John Atzbach, um colecionador, que o restauro por completo em 2010.

O Shelby GT350R protótipo vai agora ser leiloado e existem rumores de que poderá ser o Mustang mais caro de sempre, ultrapassando a cifra de 3,4 milhões de dólares (cerca de 3 milhões de euros) pela qual foi arrematado o GT 390 que participou no filme de ação “Bullitt”. O evento será realizado entre 12 e 17 de maio, pela Mecum Auctions, em Indianapolis (EUA).

Deixe um comentário

*