Mercedes-Benz 190E Evolution II faz 30 anos

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O icónico modelo foi o último desportivo de estrada a ser desenvolvido exclusivamente pela marca alemã.

Se existem automóveis que ainda hoje são celebrados por contribuírem para alterar o curso da história dos próprios construtores, o Mercedes-Benz 190E Evolution II é um deles. Antes de se formalizar como divisão desportiva da Mercedes-Benz, a AMG assumia-se apenas como um preparador externo. Mas, em 1990, foi estabelecido um acordo de cooperação entre as duas empresas no qual a Mercedes-Benz passou a vender os veículos preparados pela AMG.

Curiosamente, o 190E Evolution II enquadra-se neste contexto como uma ponte entre as duas empresas. O modelo foi o último automóvel desportivo de estrada a ser desenvolvido exclusivamente pela Mercedes-Benz (ainda antes do acordo) e, ao mesmo tempo, o veículo utilizado como base pela AMG para obter o sucesso no DTM que acabou por favorecer a assinatura desse mesmo acordo.

Mostrado no Salão de Genebra em 1990, o Evolution II, tal como o nome indica, era a segunda evolução do Mercedes-Benz 190E 2.3-16 e foi construído de forma cumprir os regulamentos para participar no DTM que estipulavam a produção de, no mínimo, 500 exemplares. O veículo vinha equipado com o motor aspirado de 4 cilindros em linha com 2.5 litros que debitava 235 cv de potência na especificação de estrada.

No exterior, o Mercedes-Benz 190E Evolution II introduziu um novo pacote aerodinâmico constituído por uns para-choques frontais redesenhados e uma enorme asa traseira. Estas alterações permitiam ao modelo obter mais 21 kg de “downforce” na dianteira e 57 kg de “downforce” na traseira quando comparado com a anterior evolução, o Evolution I. Para além disso, recebeu umas jantes de 17 polegadas e foi incrementada a rigidez da carroçaria.

No total foram produzidos 502 exemplares deste modelo, que acabou por conquistar o estatuto de automóvel de competição homologado para estrada. Este facto é, em parte, verdadeiro, uma vez que o modelo de competição utilizava os mesmos componentes com uma afinação mais “agressiva”. A verdade é que as capacidades do 190E Evolution II em competição deram provas em 1992 quando Klaus Ludwig venceu o campeonato do DTM.

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