Suzuki está a desenvolver Jimny de cinco portas

Suzuki JImny de 5 portas gerado por computador View Gallery 2 photos

Versão com maior distância entre eixos começará a ser produzida na Índia no final do ano.

As encomendas da atual geração do Jimny lançada na Europa em 2018 superaram as expetativas da Suzuki. Contudo, as restrições legalmente impostas pela União Europeia no que toca às emissões de CO2 obrigaram a marca nipónica a retirar temporariamente o 4×4 do mercado, de modo a evitar multas. Entretanto, já está prometido o regresso em força do Jimny ao Velho Continente para 2021, com um novo motor (para já, ainda desconhecido) e com um formato comercial. Mas há uma novidade a acrescentar à gama do simpático “jipinho”: segundo a Autocar indiana, de modo a dar resposta ao volume de pedidos, a Suzuki decidiu passar a produzir o Jimny convencional na fábrica de Hansalpur/Gujarat na Índia, pela mão do consórcio Maruti Suzuki a partir de junho. Contudo, além desta versão destinada apenas para exportação para outros mercados, juntar-se-á a partir do final do ano um Jimny de cinco portas (na imagem uma versão gerada por computador por Nikita Chuyko).

Esta versão com maior distância entre eixos (facilitada pelo facto de o Jimny ter um chassis de travessas e longarinas) está aparentemente prestes a ser apresentada e terá forte foco no mercado indiano, no qual substituirá o Suzuki Gypsy (que era basicamente uma versão longa do Jimny antigo). Esta nova derivação “longa” do Jimny será comercializada localmente apenas com tração integral e com o motor 1.5 a gasolina – o tal que motivou a suspensão temporária da comercialização do mini-SUV na Europa. Acontece que, ao que tudo indica, esta versão mais familiar do Jimny será mesmo disponibilizada noutros mercados, de modo a capitalizar o sucesso atual do modelo – restando confirmar se Portugal estará entre os contemplados.

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