VW Golf R terá modo drift

VW Golf R View Gallery 7 photos

Oitava geração poderá estrear em julho com motor 2.0 TSI de quatro cilindros turbo com 333 cv.

O próximo Volkswagen Golf R foi “apanhado” em teste no circuito de Nürburgring, na Alemanha, praticamente sem camuflagem. A versão de topo do Golf 8 tinha apresentação prevista para 9 de julho no Festival de Goodwood, no Reino Unido – evento entretanto adiado devido à pandemia do coronavírus para setembro. Perante estas circunstâncias, à semelhança de outros construtores, a marca de Wolfsburg poderá optar por apresentar o novo Golf R através da internet.

Seja como for, o VW Golf deverá manter-se fiel à fórmula do modelo anterior. Visualmente, é possível constatar que o “hot hatch” manterá quatro ponteiras de escape, spoiler no tejadilho, entrada de ar inferior de grandes dimensões, saias laterais mais pronunciadas e jantes específicas acompanhadas de pinças de travão azuis. Nas imagens são também visíveis as bacquets com inserções coloridas. Apesar de não haver ainda confirmação oficial, informações veiculadas no início do ano dão conta que o novo Golf R continuará a contar com os préstimos do motor 2.0 de quatro cilindros turbo EA888 com 333 cv (o que equivale a um aumento de 33 cv face ao antecessor), associado em exclusivo a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. O Golf R permanecerá com uma configuração de tração integral. A grande novidade será a inclusão de um modo “drift” com um funcionamento similar ao do Mercedes-AMG A45 (ler test drive na autoDRIVE #30), que resulta da conjugação de forças do novo sistema Haldex completamente variável entre eixos, de um diferencial eletrónico XDS+ e do controlo de estabilidade.

Em cima da mesa existe ainda a possibilidade de vir a ser lançado um Golf R Plus, com mais de 400 cv. A estreia desta derivação ainda mais “espigada” poderá acontecer apenas no próximo ano.

Deixe um comentário

*