Hyundai estreia caixa “desportiva” de dupla embraiagem

Hyundai Veloster N View Gallery 3 photos

Caixa de oito velocidades com modo “overboost” será lançada no Veloster N e chegará em breve ao i30 N.

Lançado em 2018, o Veloster N não foi uma aposta para o mercado europeu. Agora, aproveitando o anúncio do facelift do modelo no mercado sul-coreano, confirma-se que a versão mais “extrema” do coupé estreará uma nova caixa de dupla embraiagem de oito velocidades. A boa notícia é que esta N DCT chegará aos modelos i30 N e i30 N Fastback no início de 2021, por ocasião de uma renovação da referida dupla.

A N DCT foi concebida para uma utilização desportiva, recorrendo a atuadores eletrónicos que controlam automaticamente as passagens de caixa, o que permite efetuar desmultiplicações mais rápidas e eficientes, de acordo com o fabricante. Além disso, esta caixa de dupla embraiagem utiliza óleo para melhorar significativamente a ação de lubrificação e refrigeração. Esta N DCT possibilitou ainda reduzir em quase meio segundo o valor de aceleração de 0 a 100 km/h, agora cumprido em 5,6 segundos (quando antes era de 6 seg.). A nova caixa deverá ainda melhorar os valores dos consumos.

Ao melhor estilo dos videojogos, a nova caixa inclui vários modos. O primeiro, N Grin Shift, permite aumentar 7% de binário (de 353 para 378 Nm) através de uma função de “overboost” e maximizando a resposta da transmissão durante 20 segundos. O modo N Power Shift, quando é preciso acelerar a 90% ou mais da capacidade do motor, o binário é ajustado de modo a permitir passagens de caixa ainda mais rápidas. Já o modo N Track Sense Shift é acionado automaticamente sempre que o carro detete que existam condições para passagens de caixa mais dinâmicas. Outra caraterística é o launch control e o sistema “rev-matching”.

Outro aspeto importante que poderá vir a transitar para o i30 N são as novas bacquets, 2 kg mais leves.

O motor deste Veloster N continua a ser o 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina com 275 cv, responsável pelo movimento das rodas da frente.

As novidades da divisão N poderão não ficar por aqui, uma vez que foi “apanhado” na Coreia do Sul há poucos dias um protótipo de um Veloster com um motor 2.5 de quatro cilindros.

Deixe um comentário

*