Caixa de oito velocidades com modo “overboost” será lançada no Veloster N e chegará em breve ao i30 N.
Lançado em 2018, o Veloster N não foi uma aposta para o mercado europeu. Agora, aproveitando o anúncio do facelift do modelo no mercado sul-coreano, confirma-se que a versão mais “extrema” do coupé estreará uma nova caixa de dupla embraiagem de oito velocidades. A boa notícia é que esta N DCT chegará aos modelos i30 N e i30 N Fastback no início de 2021, por ocasião de uma renovação da referida dupla.
A N DCT foi concebida para uma utilização desportiva, recorrendo a atuadores eletrónicos que controlam automaticamente as passagens de caixa, o que permite efetuar desmultiplicações mais rápidas e eficientes, de acordo com o fabricante. Além disso, esta caixa de dupla embraiagem utiliza óleo para melhorar significativamente a ação de lubrificação e refrigeração. Esta N DCT possibilitou ainda reduzir em quase meio segundo o valor de aceleração de 0 a 100 km/h, agora cumprido em 5,6 segundos (quando antes era de 6 seg.). A nova caixa deverá ainda melhorar os valores dos consumos.
Ao melhor estilo dos videojogos, a nova caixa inclui vários modos. O primeiro, N Grin Shift, permite aumentar 7% de binário (de 353 para 378 Nm) através de uma função de “overboost” e maximizando a resposta da transmissão durante 20 segundos. O modo N Power Shift, quando é preciso acelerar a 90% ou mais da capacidade do motor, o binário é ajustado de modo a permitir passagens de caixa ainda mais rápidas. Já o modo N Track Sense Shift é acionado automaticamente sempre que o carro detete que existam condições para passagens de caixa mais dinâmicas. Outra caraterística é o launch control e o sistema “rev-matching”.
Outro aspeto importante que poderá vir a transitar para o i30 N são as novas bacquets, 2 kg mais leves.
O motor deste Veloster N continua a ser o 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina com 275 cv, responsável pelo movimento das rodas da frente.
As novidades da divisão N poderão não ficar por aqui, uma vez que foi “apanhado” na Coreia do Sul há poucos dias um protótipo de um Veloster com um motor 2.5 de quatro cilindros.