Preparador Lanzante vai construir seis unidades deste Longtail.
Os britânicos da Lanzante são especializados no restauro de clássicos, mas além disso têm uma divisão que se dedica a corridas com carros modernos e históricos. Um dos pontos altos da empresa sediada em Hempshire foi gerir a equipa da McLaren que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1995 com um F1 GTR. Depois dessa façanha, o preparador converteu uma série de F1 GTR Longtail em modelos de estrada. Conhecidos por F1 GTR-97 depois de adotarem um formato de carroçaria alongado estes modelos correram no circuito de La Sarthe em 1997.
Quando saiu o modelo híbrido de pista P1 GTR, a Lanzante disponibilizou alguns packs especiais. Não satisfeita, decidiu apostar em 2016 no P1 LM com 1000 cv, apoiado em mais 40% de “downforce” e menos 60 kg de peso, que assinou o recorde da volta mais rápida no circuito de Nürburgring para modelos de estrada. No Festival de Velocidade de Goodwood, a Lanzante exibiu pela primeira vez o P1 GT, uma versão Longtail do GTR. Agora, o preparador brinda-nos com uma série especial limitada a seis unidades P1 GTR-18 (nome referente ao ano em que começou o projeto). À primeira vista, esta série é quase idêntica ao P1 GT (um exemplar único encomendado por um colecionador anónimo do Médio Oriente). A Lanzante modificou a asa traseira, aplicou um lábio dianteiro e entradas de ar maiores.
Cada unidade desta série P1 GTR-18 homologada para estrada, que será construída com a ajuda do grupo O’Gara, replicará o esquema de cores dos seis F1 GTR-97 originais – como o Gulf Team Davidoff F1 GTR chassis #028R que surge nas imagens. O preparador pegou nos códigos de cores do último exemplar do F1 GTR Longtail a ser produzido, incluindo um tom especial desenvolvido para aplicar nos elementos em fibra de carbono exposta e as jantes em cor de laranja. Os dados referentes ao motor desta série especial ainda não foram confirmados, embora se espere que utilize o mesmo V8 4.0 biturbo com 1000 cv do P1 LM.
A Lanzante oferecerá a cada cliente um conjunto de auriculares bidirecionais na cor da carroçaria de modo a que seja possível falar com o passageiro, um par de chaves com carbono pintado e um conjunto de malas personalizadas. Os preços desta série ainda não foram comunicados.