Chegou concorrente chinês do Tesla Model S

Xpeng P7 View Gallery 7 photos

A berlina elétrica Xpeng P7 anuncia 0-100 km/h em 4,3 segundos e 700 km de autonomia.

Os chineses da Xpeng Motors abriram as encomendas do P7, o seu segundo modelo, no seu país de origem. Esta berlina elétrica, potencial concorrente do Tesla Model S, está disponível em três versões e até oito configurações possíveis, com preços a oscilarem entre 35 mil e 43 mil euros (já incluindo os incentivos governamentais). As primeiras unidades chegam no verão. Existem duas versões de tração traseira: uma com autonomia para 568 km e outra de “longo alcance” até 706 km (valores NEDC). Existe também uma versão de tração integral, com um motor elétrico por eixo, na qual o P7 anuncia na sua versão mais rápida 0-100 km/h em 4,3 segundos. A bateria de 80,9 kWh de capacidade pode ser carregada de 30 a 80% em 28 minutos. Numa tomada rápida é possível obter o equivalente a 120 km de carga em 10 minutos.

Além de prestações elevadas, o P7 surge apetrechado de tecnologia, incluindo um sistema de condução semi-autónoma de nível 3. Esta função apelidada de XPILOT congrega 14 câmaras, 12 sensores de ultrassons e 5 radares, que permitem detetar elementos num alcance até 200 metros e uma visão periférica em redor da viatura. A estética exterior é vanguardista e limpa, contando com elementos visuais especiais, nomeadamente faróis dianteiros em LED, portas sem aro e uma linha de tejadilho de formas suaves, com um teto panorâmico em vidro. O coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,236. Os travões deste P7 têm componentes da Brembo e da Bosch.

O arsenal tecnológico continua no interior, com um painel de instrumentos digital, um sistema de controlo de voz para o sistema de infotainment, um ecrã central tátil de grandes dimensões, navegação com mapas de alta definição, e sistemas de ajuda à condução como o reconhecimento de semáforos e um assistente de estacionamento com memória. Destaque também para o volante de dois raios com uma câmara incorporada, responsável por “ver” se o condutor está a prestar atenção à estrada. Há também luz ambiente, um sistema de som premium e bancos em couro Nappa em opção. O P7 surge equipado com as “apps” de compras Alibaba e Aliexpress e possui um sistema de inteligência artificial que analisa os hábitos de consumo. Outra novidade é a possibilidade de abrir a viatura através de um sistema de reconhecimento facial e de leitura da impressão digital. O “cérebro” é um chip NVIDIA Xavier capaz de processar até 30 biliões de operações por segundo. O design interior é minimalista, praticamente sem botões.

Deixe um comentário

*