Lotus lança Elise com cores históricas da F1

Lotus Elise Classic Heritage Edition View Gallery 9 photos

Limitada a 100 unidades, a Classic Heritage Edition Elise conta com quatro decorações exclusivas.

A Lotus anunciou uma série especial limitada a 100 unidades do Elise com esquemas de cores de alguns dos modelos de Fórmula 1 mais famosos da sua história. Ao todo a Classic Heritage Edition é composta por quatro conjuntos de decorações. Esta pode surgir pintada numa combinação de preto e dourado da John Player – provavelmente a mais conhecida de sempre da Lotus – em homenagem ao Type 72D com que Emerson Fittipaldi venceu o título mundial em 1972 (tendo ganho cinco grandes prémios). Outra pintura emblemática foi a combinação entre vermelho, branco e dourado utilizada por outro carro campeão mundial, o de Graham Hill no Type 49B em 1968. Destaque também para o azul, vermelho e prateado que decorava o Type 81 com motor Cosworth no qual correram Nigel Mansell, Elio de Angelis e Mario Andretti na temporada de 1980. Por fim, esta edição lembra a pintura bicolor azul e branco do Type 18 com que Stirling Moss obteve a sua primeira pole position e vitória – mais concretamente no Grande Prémio do Mónaco em 1960.

Feita com base no Elise Sport 220, a Classic Heritage Edition inclui também uma placa com o número do exemplar desta série e decorações no interior que replicam o conjunto do exterior, nomeadamente os revestimentos do forro das portas e inserções nos bancos – com exceção do conjunto azul e branco, que tem bancos alcantara vermelha.

Entre o equipamento de série adicional destaque para o rádio DAB, sistema de som com quatro altifalantes, ar condicionado, cruise control, tapetes, jantes forjadas mais leves e discos de travão formados por duas peças. Os extras incluem uma bateria mais leve de iões de lítio, teto rígido amovível em fibra de vidro e escape em titânio.

O motor deste Elise é o mesmo do Sport 220, ou seja, um 1.8 de quatro cilindros com compressor a debitar 220 cv, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Este modelo com menos de 930 kg acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Os preços do Elise Classic Heritage Edition começa nos 60 mil euros no Reino Unido.

Deixe um comentário

*