Marca chinesa prepara ofensiva na Europa

BYD Tang EV600 View Gallery 7 photos

“Arma” da BYD é o SUV elétrico Tang EV600 com 520 km de autonomia, que começará por ser lançado na Noruega.

A BYD Auto foi fundada há 17 anos e é o maior construtor de carros elétricos da China (e o segundo a nível mundial, logo atrás da Tesla). Agora, a marca sediada em Xi’an prepara a sua expansão no mercado de modelos ligeiros de passageiros para a Europa. A primeira aposta da dentro deste segmento será o SUV elétrico Tang EV600. Este modelo chinês começará por ser aposta na Noruega (o principal consumidor de carros “zero emissões” no Velho Continente), seguindo-se outros países europeus – sendo para já uma incógnita se chegará a Portugal. O novo SUV, atualmente na segunda geração, está disponível em versões de cinco e sete lugares, com uma bateria de 82,8 kWh a garantir autonomia para 520 km (NEDC). Segundo a marca, é possível carregar as baterias em meia hora numa tomada rápida. O Tang conta com um motor elétrico por cada eixo – o que lhe permite ter tração integral -, com 245 cv cada. O modelo com uma potência combinada de 490 cv necessita de 4,4 segundos para cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h. O preço ainda não foi divulgado, embora o modelo já esteja disponível na China por cerca de 34 mil euros.

Além da versão elétrica, o BYD Tang está disponível na China em versões híbridas plug-in e a gasolina.

O Tang não será o primeiro carro da BYD a chegar à Europa. Já em 2013, o BYD e6, um hatchback elétrico, foi importado para o Reino Unido e operou como táxi em Bruxelas (Bélgica).

Ainda este ano, os planos da BYD para a Europa incluem ainda o lançamento de uma frota de comerciais ligeiros, camiões elétricos e um trator. Recorde-se que a marca chinesa já está presente no nosso continente com autocarros elétricos.

Deixe uma resposta

*