XC100 Recharge será novo SUV elétrico de topo da Volvo

Render do XC100 Recharge

Com formato coupé e apenas duas filas de bancos, o novo modelo “zero emissões” posicionar-se-á acima do XC90.

A Volvo está a preparar um novo SUV de referência para a sua gama: o XC100 Recharge. Segundo a Motor Trend, o novo modelo de topo da marca sueca (na imagem um “render” assinado por Kolesa) chegará em 2023 e será exclusivamente elétrico. A mesma fonte adianta que o XC100, que se posicionará acima do XC90 (disponível com cinco, seis ou sete lugares), recorrerá à segunda geração da plataforma modular SPA (originalmente desenvolvida apenas para modelos gasolina, Diesel e híbridos). Outra caraterística do Recharge (designação estreada no XC40 elétrico) é que será comercializado apenas com quatro lugares (ao estilo da versão mais luxuosa XC90 Excellence).

Mesmo na sua versão base o XC100 contará com dois motores elétricos, o que lhe permitirá ter tração integral de série. O pack de baterias será instalado debaixo do piso do carro. Em termos estéticos, está previsto que o novo SUV adote um tejadilho com uma curvatura coupé.

Entretanto, está previsto que a terceira geração do XC90 seja lançada em 2021. Uma das novidades será a inclusão de um novo radar Lidar no tejadilho integrado numa nova geração de tecnologia de condução autónoma. O XC90 terá a sua própria variante elétrica, apontada para 2022.

Além do XC100, no outro extremo da gama, está previsto um mini-SUV XC20 – igualmente com recurso à eletrificação.

Deixe um comentário

*