ACO anuncia as primeiras 24 Horas de Le Mans virtuais

Grelha de partida das 24 Horas de Le Mans

O evento será realizado na plataforma rFactor 2 e conta com a participação de pilotos profissionais.

Há cerca de um mês, a data de realização das 24 Horas de Le Mans foi adiada para os dias 19 e 20 de setembro deste ano devido à atual situação provocada pela pandemia do Covid-19. Como forma de minimizar o impacto desta decisão, o Automobile Club de l’Ouest (ACO) anunciou a intenção de organizar, pela primeira vez, uma edição virtual da mítica prova em parceria com a Motorsport Games.

A plataforma utilizada para implementar este evento será a rFactor 2 e foi estabelecido que poderão participar até 50 equipas. Cada uma deverá ser composta por 4 elementos e deverá conter, no mínimo, 2 pilotos profissionais e, no máximo, 2 pilotos virtuais. Essas equipas têm a possibilidade de escolher entre duas categorias: LMP2 ou GTE. No caso dos LMP2 só está disponível um modelo, o Oreca 07; enquanto que no GTE estão disponíveis os automóveis de quatro fabricantes: o Ferrari 488 GTE, o Porsche 911 RSR-19, o Aston Martin Vantage e o Corvette C7.R. Foi ainda estabelecido que cada piloto deverá conduzir entre 4 e 7 horas, sendo que existirão penalizações para quem não cumpra o regulamento. Como forma de tornar a competição mais realista, o circuito irá adotar diferentes condições climatéricas, estará presente um Diretor de Corrida e os veículos terão um desgaste aproximado da realidade.

Esta prova virtual está agendada para os dias 13 e 14 de junho, sendo que a corrida terá início às 14:00 horas (hora portuguesa) do dia 13 e prolongar-se-á durante 24 horas. A competição será transmitida em várias plataformas (anunciadas numa data mais próxima do evento) e estarão presentes os habituais comentadores, repórteres e personalidades ilustres. Durante as próximas semanas serão revelados ainda mais detalhes acerca desta prova que já conta com a participação de duas equipas oficiais: a Porsche GT Team e a Toyota Gazoo Racing.

Deixe um comentário

*