Toyota aposta em GR Yaris RS com 120 cv

Toyota GR Yaris RS JDM View Gallery 7 photos

Versão menos “espigada” do pequeno desportivo será lançada em setembro no Japão.

Pouco depois de abrir a reservas do novo GR Yaris em Portugal, a Toyota anunciou uma variante menos potente para já específica para o mercado japonês – onde tem lançamento previsto para setembro. Aliás, a gama GR Yaris no seu país de origem é proposta nas variantes RZ, RS e RC. O grande destaque vai para o RS que surge equipado com um motor 1.5 Dynamic Force naturalmente aspirado com 120 cv e 148 Nm, associado a uma caixa CVT (com um sistema sequencial Shiftmatic de dez velocidades) a enviar potência às rodas dianteiras. Esta versão contrasta com o GR Yaris global, mais focado, que conta com os préstimos do motor 1.6 de três cilindros turbo a gasolina com 261 cv, com caixa manual de seis velocidades e tração integral.

Segundo a marca nipónica, o GR Yaris RS dispõe de alguns elementos do chassis dos modelos assumidamente desportivos GR. A suspensão, travões e kit aerodinâmico do GR Yaris RS são idênticos aos do GR Yaris “normal”. A caixa de velocidades CVT Direct-Shift, por exemplo, promete uma resposta poderosa quer a rotações mais baixas quer a velocidades mais elevadas, além de oferecer patilhas no volante a proporcionar uma experiência que pretende replicar as passagens de uma caixa manual. O RS tem uma vantagem em relação ao modelo com 261 cv (que na configuração japonesa tem 272 cv), pois pesa apenas 1130 kg (sendo 150 kg mais leve face ao GR Yaris).

No Japão, o GR Yaris RC (mais orientada para competição, sendo 30 kg mais leve) e o RZ têm a mesma configuração do “nosso” GR Yaris. Existe ainda um RZ “High-performance First Edition”, disponível até 30 de junho, com elementos aerodinâmicos em preto mate, um tejadilho em padrão a imitar fibra de carbono opcional, bancos desportivos Emotional Color Premium e a assinatura de Morizo (nome pelo qual é conhecido Akio Toyoda) no para-brisas. Entre o Japão e a Europa, a Toyota já contabilizou 6 mil pré-encomendas do GR Yaris.

Deixe um comentário

*