Jipe “português” Grenadier apanhado em testes

Ineos Grenadier View Gallery 14 photos

Novo 4×4 inspirado no Defender será o primeiro modelo da INEOS. Chegará no início de 2021.

A INEOS Automotive prometeu e cumpriu. Mesmo com os constrangimentos motivados pela pandemia a marca britânica levou pela primeira vez para a estrada o Grenadier, um jipe inspirado na anterior geração do Land Rover Defender (descontinuada em 2016) que tem estreia prevista ainda para este ano e início da comercialização em 2021. Este modelo saudosista dos grandes 4×4 será produzido em Bridgend, no País de Gales, mas tem a particularidade de ter uma fábrica satélite em Estarreja – o que implicará um investimento de 300 milhões de euros e a criação de 600 empregos.

“Apanhado” perto de uma zona industrial no Reino Unido o Grenadier surge totalmente camuflado, mas não consegue esconder a silhueta “quadrada” caraterística do Defender, e elementos estéticos idênticos, nomeadamente a grelha dianteira, os faróis redondos, formato dos para-choques, zona lateral plana e para-brisas quase vertical.

Neste projeto, a INEOS está a colaborar com aos austríacos da Magna Steyr – que atualmente fabricam o Mercedes-Benz Classe G, Jaguar I-Pace e o Toyota GR Supra – no desenvolvimento da suspensão e do chassis clássico com aço de travessas e longarinas, assim como eixos rígidos e diferenciais. Os eixos rígidos serão construídos pelos italianos da Carraro. Confirmado está ainda o facto de o novo jipe contar com motores 3.0 de seis cilindros turbo a gasolina e Diesel fornecidos pela BMW.

Um vídeo recentemente publicado pela INEOS no seu canal do Youtube mostra o Grenadier a pleno processo de desenvolvimento em várias partes do globo.

O Grenadier será aposta sobretudo na Europa, EUA, África, Ásia e Austrália.

A INEOS Automotive é liderada por James Ratcliffe, um entusiasta do Defender e que é considerado o homem mais rico do Reino Unido (com uma fortuna estimada em 8,15 mil milhões de euros).

3 Comments

    1. Olá Pedro. É verdade, a informação dessa notícia está desatualizada, tendo em conta o que se passou desde essa altura. Mas se prestar atenção à data da publicação era atual nesse dia. Depois disso publicámos os desenvolvimentos sobre o Grenadier. Basta procurar no site. Cumprimentos.

Deixe um comentário

*