Ford mostra desenhos originais do GT40

Desenho do Ford GT feito em 1963 View Gallery 5 photos

Ford Performance publicou sketches com 57 anos do carro que venceu Le Mans.

Quem já viu o filme “Ford vs. Ferrari” de 2019 já sabe tudo ou quase tudo sobre o GT40. Cansada de assistir à hegemonia da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, a Ford desenvolveu um modelo de competição que não só interrompeu a série vitoriosa dos homens de Maranello como garantiu quatro triunfos consecutivos entre 1966 e 1969. A grande novidade agora que é a divisão desportiva Ford Performance publicou imagens dos primeiros esquissos daquele que viria a ser um dos modelos mais emblemáticos de corridas de resistência com o símbolo da Oval Azul. Através do Twitter, é referido que os desenhos datam do início do projeto: 11 de junho de 1963. Curiosamente, apesar de algumas semelhanças com o resultado final, os desenhos mostram um aspeto aerodinâmico aprimorado e futurista, com um visual mais “italiano” do que o modelo que todos conhecemos.

A secção traseira exibe o caraterístico formato de icónicos desportivos de motor central das décadas de 1960 e 1970. Visto de perfil, o carro aproxima-se da fuselagem de um avião de caça. A frente parece quase como a borda principal da asa de um avião, e esse formato é repetido na linha de para-lamas traseiro. Essa vista lateral – que pode igualmente ser apreciada na última imagem, já no modelo em barro – também dá uma perspetiva do formato ousado da traseira.

Na quarta imagem é exibido um detalhe da estrutura do GT40, sendo possível ver componentes da suspensão e do chassis, mas também o motor, a bateria e até o pneu suplente.

Deixe um comentário

*