Lotus comemora 20 anos do Exige com edição especial

Lotus Exige Sport 410 20th Anniversary View Gallery 15 photos

Com elementos estéticos retro e mecânica atualizada, modelo comemorativo tem 416 cv.

A Lotus iniciou o novo milénio com o lançamento do bilugar Exige. Agora, para comemorar as duas décadas do seu lançamento, a marca britânica aposta numa edição especial. O principal destaque é a inclusão de novos elementos no interior e o enriquecimento do equipamento de série. Todos os modelos de aniversário surgem com o tejadilho na cor da carroçaria, entradas de ar alargadas, spoiler traseiro e uma pequena barbatana à frente das cavas das rodas posteriores – reminiscentes do Exige original. No interior, existem revestimentos em Alcantara de várias cores e bancos acolchoados em alusão ao primeiro Exige. Destaque ainda para logótipo em preto 20th Anniversary no avental traseiro, no vão dianteiro e spoiler traseiro. Esse mesmo logo surge embutido no tablier e nos bancos.

Entre o equipamento de série, realce para os amortecedores da Nitron com três níveis de ajuste, elementos adicionais da carroçaria em fibra de carbono, rádio DAB com ligação Bluetooth, cruise control, jantes forjadas, volante forrada a Alcantara, escape em titânio, decoração dos painéis das portas em fibra de carbono e bateria mais leve de iões de lítio.

A base desta edição de aniversário é o Exige Sport 410 animado por um motor V6 3.5 com compressor a debitar 416 cv e 420 Nm, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Esta que é a forma mais leve de um Exige V6, com apenas 1054 kg (peso em vazio) projeta o desportivo de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e para uma velocidade máxima de 280 km/h (233 km/h no caso do cabrio). Recorde-se que o Exige original tinha 780 kg e um motor de quatro cilindros (Rover K) de 177 cv.

O Exige Sport 410 20th Anniversary pode ser encomendado nas mesmas cores do Exige original Chrome Orange, Laser Blue e Calypso Red, juntando ainda as novas tonalidades Saffron Yellow, Motorsport Black e Arctic Silver. Esta edição tem preços a começarem nos 83.613 euros. As primeiras entregas estão previstas para a segunda metade deste ano.

Deixe um comentário

*