Fiat Panda celebra o 40.º aniversário

Fiat Panda View Gallery 25 photos

O icónico modelo adorado em Itália já conta com mais de 7,5 milhões de unidades vendidas.

Existem modelos que ficam para a história por terem conseguido democratizar o automóvel como um transporte de massas. Nessa categoria, é possível encontrarmos um conjunto de veículos que se tornaram num marco em cada respetivo país. Estamos a falar de automóveis como o Volkswagen Beetle na Alemanha, o Mini em Inglaterra, o Citroën 2CV em França ou o Fiat Panda em Itália.

Lançado em 1980, o pequeno modelo foi desenvolvido pela Fiat com o objetivo de ser um utilitário, com capacidade para cinco passageiros, que fosse prático e económico. Desenhado por Giugiaro, o Panda foi adotado por grande parte das famílias italianas ao ponto de, ainda hoje, ser um dos modelos mais adorados e vendidos no seu país de origem. Na verdade, quem já visitou o país banhado pelo mar Mediterrâneo, sabe que em qualquer aglomerado populacional é sempre possível encontrar vários exemplares do Fiat Panda. A sua primeira geração recebeu inúmeras versões especiais, entre elas a icónica derivação 4×4, e foi um verdadeiro sucesso com cerca de 4,5 milhões de unidades vendidas. Seguiu-se a segunda geração, apresentada em 2004, que manteve a identidade, mas introduziu um desenho mais moderno. Em 2012 foi divulgada a terceira geração com novos motores e mais equipamento.

Apesar de não possuir tanto reconhecimento como alguns dos seus rivais, o Fiat Panda continua a ser um autêntico marco na indústria automóvel e já conta com mais de 7,5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Curiosamente, o futuro do utilitário italiano já foi instigado no Salão de Genebra de 2019, com a revelação do protótipo elétrico Centoventi que faz alusão aos 120 anos da marca italiana.

Deixe um comentário

*