SUV beneficia ainda de retoques estéticos e de um novo sistema de infotainment.
O renovado Audi Q5 deverá estar disponível para encomenda em julho e as primeiras unidades começarão a ser entregues no outono. A grande novidade nesta atualização da segunda geração do SUV de Ingolstadt é a aposta em novos motores “mild hybrid”, na mesma linha do que aconteceu com o A4 e com o Q7. No lançamento estará disponível apenas a versão 40 TDI, equipada com um motor 2.0 de quatro cilindros turbodiesel com 204 cv e 400 Nm associado a um sistema híbrido de 12V. Graças a um sistema de gerador/motor de arranque é possível recuperar energia durante as travagens, arranques mais suaves do start&stop (que até desliga o motor a velocidades abaixo dos 22 km/h) e apoio na função “coasting”. De acordo com o fabricante, este sistema permite poupar cerca de 0,3 l/100 km – para uma média total de 5,4-5,3 l/100 km. Anuncia emissões de CO2 143-139 g/km. Equipada com um novo sistema de tratamento de NOx, com dupla injeção de SCR, o 40 TDI MHEV anuncia 0-100 km/h em 7,6 segundos e uma velocidade máxima de 222 km/h.
Na secção dianteira é onde se notam mais modificações no renovado Q5, com a inclusão de entradas de ar laterais alargadas e uma grelha maior, a que se juntam novas luzes diurnas em LED. Destaque para a renovação das saias laterais e na traseira do difusor e dos farolins em OLED formado por seis conjuntos de luzes que podem ser personalizados em três assinatura específicas – por exemplo, quando é acionado o modo Dynamic, os farolins ganham um “look” específico. Graças ao novo formato dos para-choques, o SUV ficou 19 mm mais comprido, chegando agora aos 4680 mm.
Por dentro, é preciso destacar o novo sistema modular de infotainment MIB 3 (o mesmo utilizado no novo Golf), dotado de um processador dez vezes mais potente face ao antecessor. O ecrã tátil central surge de série com 10,1 polegadas e há opção de instrumentação Virtual Cockpit Plus com ecrã de 12,3 polegadas. A marca alemã aposta ainda em navegação com recurso a imagens recolhidas por satélite do Google Earth, trânsito em tempo real e a integração do serviço Amazon Alexa. Ao mesmo tempo, o tradicional botão rotativo na consola central foi substituído por comandos por voz e gestos. À disposição estará uma edição de lançamento Edition One com detalhes em preto na carroçaria, jantes de 19 polegadas com pinças em vermelho, pack exterior S-Line e bancos desportivos, além de estar disponível em duas novas cores District Green e Ultra Blue.
Mais tarda, a gama Q5 ganhará mais duas variantes de potência do mesmo motor 2.0 TDI, além do Diesel V6 e duas opções a gasolina 2.0 de quatro cilindros. Nos planos estão ainda dois híbridos plug-in a gasolina TFSIe.