Toyota vai fazer peças para 2000GT

Toyota 2000GT View Gallery 4 photos

Desportivo descontinuado há meio século é considerado o “pai” dos desportivos da marca nipónica.

Através do GR Heritage Parts Project, a divisão desportiva Toyota Gazoo Racing (TGR) anunciou que vai produzir componentes para o lendário 2000GT. O catálogo de peças, onde se incluem algumas que já não estavam disponíveis, serão vendidas no Japão e no resto do mundo. As encomendas abrem a 1 de agosto no seu país natal e pouco depois nos restantes mercados. Os artigos estarão disponíveis nos concessionários para todos os proprietários do clássico desportivo e num número limitado por carro. Será possível encomendar engrenagens, sincronizador da caixa de velocidades, juntas e anéis vedantes de óleo, kit rolamentos, kit de anel de pressão, rolamentos rígidos de esferas vedados para eixo de transmissão e garfo para a caixa de velocidades manual de cinco velocidades do 2000GT. Além disso, há um kit de engrenagens e engrenagens de anel com parafuso de fixação para quem quiser reconstruir o diferencial do carro.

O 2000GT foi lançado em 1967 em colaboração com a Yamaha. A sua produção terminou em 1970 com apenas 337 unidades fabricadas. O desportivo contava com os préstimos de um motor 2.0 DOHC de seis cilindros em linha, suspensão com triângulos sobrepostos, travões de disco nas quatro rodas, pneus radiais, jantes em magnésio e faróis retráteis, entre outros. O 2000GT era capaz de atingir uma velocidade máxima de 220 km/h – alinhando-se com os principais desportivos europeus da época. O 2000GT destacou-se na competição, com vários recordes batidos, e notabilizou-se por aparecer no filme da saga James Bond “You Only Live Twice” (“Só Se Vive Duas Vezes”) de 1967.

A TGR já tinha feito o mesmo com componentes para os Supra A70 e A80, cujo novo catálogo foi disponibilizado a 1 de julho. Entre as peças, estão puxadores para ambos.

Deixe um comentário

*