Toyota 2000GT vai a leilão

Toyota 2000GT View Gallery 21 photos

Aquele que é considerado o “pai” dos desportivos japoneses teve produção limitada a 351 unidades.

Hoje em dia, grande parte das marcas japonesas distingue-se por ter modelos desportivos na sua gama. Curiosamente, se isso acontece, é graças a um modelo muito especial produzido pela Toyota, o 2000GT. Daquele que é tido como o primeiro supercarro vindo do país do “sol nascente”, foram produzidas, na totalidade, 351 unidades e é precisamente uma delas, num estado absolutamente imaculado, que vai agora a leilão.

A história do 2000GT tem início em 1964, no momento em que a Toyota decide construir um desportivo em colaboração com a Yamaha. Invertendo a tendência da indústria automóvel japonesa, a marca com sede em Aichi desenvolve um automóvel completamente inovador com linhas fluidas, capaz de rivalizar com alguns dos melhores veículos europeus da altura. O modelo foi cuidadosamente desenvolvido durante três anos e acabou por ser lançado em 1967 com um motor 6 cilindros em linha de 2.0 litros que debitava 150 cv de potência e permitia alcançar os 220 km/h. O exemplar que pode observar nas imagens, está pintado na cor original “Solar Red” e foi comprado novo por Otto Linton, um piloto norte-americano. Este 2000GT esteve na posse do piloto durante trinta anos e foi recentemente restaurado pelos especialistas da “Maine Line Exotics”.

Conhecido como o automóvel que trilhou o caminho do que viriam a ser os desportivos japoneses, o Toyota 2000GT está na história como um dos veículos mais icónicos de sempre. Apesar de ainda não haver uma base de licitação, acreditamos que o belíssimo exemplar alcançará valores astronómicos no leilão “Elkhart Collection” que será realizado pela RM Sotheby’s no próximo dia 1 de maio no Indiana, EUA.

Deixe um comentário

*