Mercedes-Benz prepara EQC Coupé

Feita com base numa nova plataforma, a segunda geração do SUV elétrico terá um novo elemento já em 2021.

A Mercedes-Benz lançou em meados do ano passado o SUV elétrico EQC (N293). Mas, as fotos espia com o modelo ainda camuflado mostram que a marca de Estugarda está a preparar uma nova geração, com lançamento previsto entre o final de 2021 e o início de 2022. A grande novidade, segundo aponta a Auto Motor und Sport, é a aposta numa nova derivação de formato coupé. As imagens mostram semelhanças estéticas como modelo já conhecido, embora a traseira tenha uma terminação mais pronunciada – o que abre caminho para um novo elemento da família EQC. A silhueta do novo modelo fá-lo parecer mais comprido e com um comprimento mais próximo do GLE.

O EQC II chegará no decurso do próximo ano com a aliciante de ser feito com base numa nova plataforma, a MEA (Modular Electrical Architecture) ou EVA II, tal como todas os próximos membros da família de elétricos EQ. Assim, o EQC prescindirá da plataforma a MRA do GLC, com o qual partilha inúmeros componentes na atual geração. Com a nova base modular EVA II, o EQC será possível encaixar as baterias de iões de lítio (de maiores dimensões face à do carro atual) entre eixos no piso do carro. Dependendo da configuração dos motores elétricos, poderá ter tração integral. Outra grande vantagem do uso de uma nova plataforma será a redução substancial do peso.

A Mercedes-Benz prepara uma verdadeira ofensiva de modelos elétricos para 2021: além do EQA e do EQB (versões elétricas dos SUV GLA e GLB) com cerca de 400 km de autonomia e packs de baterias entre 60 e 100 kWh de capacidade, com três níveis de potência à disposição (204, 272 e 340 cv), haverá um topo de gama EQS com 700 km de autonomia, tração às quatro rodas e pelo menos dois motores elétricos responsáveis por um débito total de potência de 408 cv. A estes juntar-se-á ainda o EQE, a versão elétrica do Classe E, com 600 km de autonomia e a mesma potência de 408 cv. Está ainda prevista uma versão elétrica do SUV GLS.

Deixe um comentário

*