Novo BMW M4 espreita antes da estreia

BMW M4 View Gallery 6 photos

Coupé terá versão Competition com 510 cv e opção de caixa manual de seis velocidades.

Com a data da estreia do M4 a aproximar-se, a BMW resolveu destapar um pouco mais do Coupé. A marca bávara aproveitou para colocar o novo M4 ao lado do M4 GT3, ainda camuflados. Contudo, através das imagens já é possível confirmar que o Coupé contará com a mesma grelha sobredimensionada do novo Série 4. Os responsáveis da BMW aproveitaram ainda para confirmar que atrás da grelha estará um motor 3.0 de seis cilindros biturbo (S58, o mesmo do X3 M e do X4 M – com cilindros de maior diâmetro, taxa de compressão mais reduzida e aumento do limite de rotações para 7250 rpm). Existirá uma versão base com 480 cv e uma de topo Competition com 510 cv, estando ainda confirmado que haverá opção de caixa manual de seis velocidades (apenas na versão base) em alternativa à caixa automática M de oito relações (que substituirá a caixa de dupla embraiagem utilizada na geração atual). As versões Competition estarão também disponíveis brevemente com tração às quatro rodas xDrive, com o mesmo modo de tração traseira e drift das versões Competition do M5 e do M8.

O novo M4 é feito com base na nova plataforma CLAR, que permite uma redução na ordem dos 50 kg. Novo modelo conta um chassis otimizado, com espelhos retrovisores aerodinâmicos, entradas de ar maiores, cavas das rodas salientes e um difusor traseiro onde surgem ao centro duas ponteiras de escape. O Coupé surge também munido de jantes especiais e pneus mais largos, além de incluir travões com discos maiores. Por dentro, encontram-se bancos desportivos, um volante M (com patilhas opcionais no volante de três raios), aplicações em alumínio e carbono e logótipos M. O condutor tem acesso a um painel de instrumentos digital e pode controlar o sistema de infotainment através do ecrã tátil ou de um comando na consola central.

O responsável da BMW M disse que os novos M3 (que passará, pela primeira vez, a contar com uma versão Touring, em 2022) e M4 estão a ser desenvolvidos em conjunto com o modelo de corridas M4 GT3.

Nos próximos meses, o M4 Coupé será acompanhado por uma nova variante M4 Cabrio, que trocará a solução “hard-top” por uma capota em lona, tal como sucederá no novo Série 4 Cabrio.

Deixe um comentário

*