Volvo P1800 está de volta com 419 cv e carroçaria em carbono

Volvo P1800 Cyan View Gallery 15 photos

Recriação do clássico desportivo é uma edição limitada assinada pela Cyan Racing, a divisão de competição da Volvo.

O regresso de glórias do passado parece (e ainda bem…) não ter fim. Desta vez, a Cyan Racing, a divisão de competição da Volvo/Geely (mais concretamente que corre no WTCR com a Lynk & Co), assegurou uma série especial do icónico coupé P1800 de 1964. Nas imagens é possível ver o primeiro exemplar desta série limitada (cujo limite de unidades ainda não foi revelado, embora já se saiba que o preço começará nos 423 mil euros), que enverga as cores da equipa sueca. Apesar de manter a silhueta do clássico modelo da Volvo, este Cyan foi modificado por completo, incluindo a carroçaria – cujos painéis são em fibra de carbono (incluindo os pilares e o tejadilho, que contam com novas medidas e proporções).

Contudo, os especialistas da Cyan Racing começaram no reforço do chassis, utilizando aço de alta resistência e fibra de carbono. O chassis original foi substituído por uma suspensão totalmente independente com afinação específica, com dois níveis de ajuste, com uma configuração de triângulos sobrepostos com base em alumínio e novas barras anti-aproximação (ajustáveis no eixo posterior). A isso junta ainda novos eixos mais largos, jantes forjadas de 18 polegadas e uma “roll-cage” em titânio. Com vista ao benefício do comportamento há um diferencial autoblocante com vectorização de binário com relação personalizável no eixo traseiro e pinças de travão de quatro êmbolos com discos em aço. Não há ABS nem controlo de estabilidade neste desportivo “old school”.

Debaixo deste “restomod” de 990 kg (cujo peso está repartido na proporção 47:53) há um motor 2.0 de quatro cilindros turbo herdado do Volvo S60 TC1, o modelo de competição de turismos campeão da Cyan em 2017. Debita 419 cv e 455 Nm, capaz de atingir 7700 rpm, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades da Holinger com atualizações mecânicas, com vista a aumentar a precisão na engrenagem de relações, e pneus Pirelli P Zero.

2 Comments

Deixe um comentário

*