BMW afina versão desportiva intermédia 128ti

BMW 128ti View Gallery 8 photos

Hot hatch de 265 cv contará com uma nova afinação da suspensão e da direção, prometendo um aumento do prazer de condução.

A BMW lançou há cerca de um ano a nova geração do Série 1, que se carateriza por ser a primeira com tração dianteira. Em novembro, a gama será enriquecida com uma versão desportiva intermédia 128ti (nas imagens ainda parcialmente camuflado durante os últimos testes dinâmicos), que se posicionará abaixo do M135i xDrive de 306 cv. Com a promessa de ser 80 kg mais leve face ao “M”, o tração dianteira 128ti contará com os préstimos de um motor 2.0 de quatro cilindros turbo com 265 cv e 400 Nm, acoplado a uma caixa automática Steptronic de oito velocidades com conversor de binário, a um diferencial autoblocante de tipo Torsen e uma suspensão desportiva M (10 mm mais baixa face à de série). Tudo isto é complementado pelo sistema Performance Control, que fica encarregue de distribuir a potência da forma mais adequada nas rodas dianteiras. Estas caraterísticas permitem-lhe anunciar 0-100 km/h em 6,1 segundos.

Dinamicamente, o 128ti dispõe de uma suspensão e direção recalibradas, prometendo “uma dinâmica de condução orientada para o condutor”, visando um aumento do prazer de condução. Para o efeito, os engenheiros do construtor bávaro recorreram a barras estabilizadoras e respetivos “silent blocks” utilizados no M135i xDrive. Os travões com discos de 360 mm à frente “mordidos” por pinças de quatro êmbolos e com discos de 300 mm atrás são os mesmos do “irmão” M e os pneus Michelin Pilot Sport 4S são de série.

Deixe um comentário

*