BMW revoluciona Série 1

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Feito com base numa plataforma de tração dianteira e motores transversais, nova geração do pequeno familiar tem versão de topo com tração integral.

A BMW apresentou a terceira geração do Série 1, que estará à venda em setembro. A marca de Munique alargou a grelha dianteira e introduziu faróis dianteiros de formato afilado numa posição diagonal (que podem ser full-LED opcionalmente). Atrás, incorporou farolins traseiros em LED mais largos, mas mais finos, e na versão de topo M135i (nas imagens, em azul) um difusor e uma dupla ponteira de escape. A sua silhueta confere-lhe um aspeto mais dinâmico face ao antecessor. O novo design, que o aproxima do X2, e sobretudo a nova plataforma FAAR (a mesma dos novos X1 e X2) permitiram à BMW incrementar significativamente a habitabilidade do modelo compacto, com os ocupantes dos lugares traseiros a beneficiarem de mais 19 mm em altura, 33 mm de espaço para as pernas e 13 mm ao nível dos ombros. Além disso, a capacidade da mala cresceu para os 380 litros (mais 20 l do que antes) passíveis de aumentar para 1200 com o rebatimento dos bancos posteriores. O acesso à mala é 67 mm mais largo e existe pela primeira vez a opção de abertura elétrica. O novo Série 1 estará disponível pela primeira vez com um teto de abrir elétrico, em opção, dispondo de mais espaços para arrumação, incluindo um compartimento na consola central que pode dispor, em opção, de um sistema de carregamento do smartphone por indução. O Série 1 conta com o mais recente BMW Operating System 7.0 com ecrã de 10,25 polegadas (o de série tem 8,8”), com um painel de instrumentos digital com visor de igual dimensão. O HUD com 9,2” é opcional. O novo modelo possui uma estrutura 20 kg mais leve e de maior rigidez torsional comparado com o anterior.

A nova geração do modelo de acesso à gama BMW é 5 mm mais curto, com 4319 mm de comprimento, 34 mm mais largo, tendo agora 1799 mm ao todo e 13 mm mais baixo, com um total de 1434 mm. A distância entre eixos diminuiu 20 mm para os 2670 mm. No lançamento, a gama de motores (agora de colocação transversal) daquele que é o primeiro Série 1 de tração dianteira em 15 anos, divide-se entre os Diesel 116d (um 1.5 tricilíndrico) de 116 cv, 118d com 150 cv e 120d xDrive com 190 cv (ambos 2.0). Os gasolina têm para já as versões 118i (um três cilindros 1.5) com 140 cv e M135i xDrive. Este último conta com os préstimos de um 2.0 de quatro cilindros com turbo de dupla entrada a debitar 306 cv e 450 Nm, exclusivamente associado a uma caixa automática Steptronic Sport de oito velocidades. Anuncia acelerações de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Em novembro, esta versão de topo contará com um pack M Performance que lhe permitirá ser 0,5 seg. mais rápido nos 0-100 km/h. As versões 116d e 118i têm opção de caixa de dupla embraiagem de sete velocidades e as 118d e 120d xDrive uma caixa automática Steptronic de oito relações.

O novo Série 1 traz de série o aviso de colisão e aviso de peões com travagem automática em cidade, aviso de saída de faixa com permanência ativa, cruise control ativo e aviso de trânsito cruzado. Em opção, conta com o sistema Park Distance Control, câmara de marcha-atrás e função de assistência ao estacionamento.

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