Nissan revela o Z Proto

Nissan Z Proto View Gallery 31 photos

A versão de produção será o sucessor definitivo do 370Z, terá visual “retro” e possuirá um motor V6 3.0 biturbo.

A Nissan anunciou recentemente que está num plano de transformação que provocará alterações na sua gama de produtos. Ainda assim, o construtor não quer deixar de respeitar a sua tradição em modelos desportivos e apresentou o Z Proto, um protótipo que antecipa o novo membro da família Z. Segundo Makoto Uchida, o CEO da marca nipónica, este concept já possui as formas quase definitivas do modelo de produção que deverá receber a designação 400Z.

Os responsáveis pelo seu desenvolvimento garantem que foi pensado com o objetivo de transmitir uma “profunda conexão entre condutor e máquina”. Com isso em mente, foi assegurado que surgirá equipado de fábrica com uma caixa manual de seis velocidades. No que se refere ao exterior, este Z Proto evidencia uma silhueta de coupé desportivo com um capot alongado e o habitáculo recuado nos quais se incluem a presença de vários elementos “retro”. Falamos das óticas dianteiras arredondadas e grelha retangular reminiscentes do 240Z e dos farolins traseiros horizontais com “máscara” negra a remeterem para o 300ZX. Quanto ao interior, a marca japonesa procurou criar um habitáculo moderno com um painel de instrumentos digital e um ecrã central integrados num tablier de forma horizontal que remete para o desenho dos primeiros modelos Z.

Relativamente aos aspetos mecânicos, apesar de terem sido revelados poucos detalhes, foi confirmada a presença do motor V6 3.0 biturbo com o nome de código VR30DDTT, herdado dos Infiniti Q50 e Q60, que debitará cerca de 400 cv de potência e 475 Nm de binário. Ainda está a ser estudada a hipótese de ser produzida uma derivação roadster, mas existem rumores de que uma versão mais extrema com o selo da divisão desportiva Nismo será uma realidade.

Desde o lançamento da primeira geração, o 240Z, já foram vendidos 1,8 milhões de exemplares em todo o mundo, com o mercado norte-americano a assumir o maior número de vendas. A versão de produção tem lançamento previsto para 2021 e deverá ser proposta nos respetivos mercados com valores próximos do seu maior rival, o Toyota Supra. Seja como for, nós esperamos ansiosamente para descobrir se estará ao nível dos seus pergaminhos.

Deixe um comentário

*