Lancia Delta S4 Stradale à venda por 850 mil euros

Lancia Delta S4 View Gallery 8 photos

Esta é a versão de estrada do modelo mais radical alguma vez fabricado pelo construtor italiano.

A história da Lancia está intrinsecamente ligada ao campeonato do mundo de ralis graças às conquistas alcançadas por um conjunto de modelos emblemáticos. Entre todos eles, apesar de ser o único que nunca venceu um campeonato, o Delta S4 destaca-se como o competidor mais radical alguma vez produzido pela marca transalpina. Eis que agora, para gáudio dos mais saudosistas, foi encontrado à venda num concessionário espanhol um exemplar da sua versão de estrada conhecida por “Stradale”.

Lançado em 1985 como um modelo especial de homologação, o Lancia Delta S4 Stradale apresentava um chassis tubular em alumínio revestido por painéis em fibra de vidro. Ainda que os regulamentos estipulassem a produção de 200 exemplares, estima-se que o número real de vendas tenha ficado aquém desse objetivo. Seja como for, tal como o seu “irmão” de competição, esta versão mais civilizada equipava um motor 1.8 de quatro cilindros biturbo que transmitia 250 cv de potência e 291 Nm de binário às quatro rodas. Graças à sua construção, anunciava apenas 1200 kg de peso, alcançava uma velocidade máxima de 225 km/h e conseguia acelerar dos 0-100 km/h em apenas 6 segundos.

O exemplar que pode observar nas imagens foi o primeiro a ser matriculado em 1986 e percorreu cerca de 12 mil quilómetros desde que saiu de fábrica. Ao longo da sua vida mudou de proprietário diversas vezes, nas quais se inclui uma passagem pelo Médio Oriente. Nos últimos tempos, recebeu um restauro por parte da Baldi, uma empresa especializada em Lancia que o deixou absolutamente imaculado. Se é um fã dos Grupo B, é melhor começar já a preparar a sua carteira para desembolsar os 850 mil euros pedidos pelo concessionário “Chelsea 1979”.

Deixe um comentário

*