Audi apresenta Q5 Sportback

Audi Q5 Sportback View Gallery 20 photos

Variante de formato coupé do SUV de Ingolstadt é 7 mm mais comprida e vem concorrer com o BMW X4 e o Mercedes-Benz GLC Coupé.

A Audi renovou o SUV Q5 este verão e agora aposta numa variante de carroçaria de estilo coupé, o Q5 Sportback. Com entregas previstas para a primeira metade de 2021, o novo modelo de visual mais dinâmico vem concorrer com propostas como o BMW X4 e o Mercedes-Benz GLC Coupé. O Sportback tem 4,69 metros de comprimento, sendo 7 mm mais comprido face ao Q5 normal.

Se na dianteira é possível encontrar a mesma assinatura luminosa em LED (com opção LED Matrix) e as novas entradas de ar do facelift do Q5 normal, a grande diferença está na traseira – com um formato mais pronunciado do tejadilho e tudo do pilar B para trás a ser redesenhado. Nesse sentido, é possível encontrar novos farolins traseiros em OLED com quatro padrões à escolha, que podem ser modificados de acordo com o gosto do proprietário. Por exemplo, se algum carro se aproximar rapidamente da traseira, todo o conjunto de luzes brilha em jeito de aviso. Junta ainda a possibilidade encomendar jantes entre 18 e 21 polegadas.

O Q5 Sportback estará disponível numa versão Advanced e S Line, com opção de um pack decorativo exterior em preto. No lançamento, o SUV estará disponível apenas na versão 40 TDI equipada com um motor 2.0 turbodiesel “mild hybrid” de 12 V com 204 cv e 400 Nm, acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. Mais tarde, o novo modelo passará a contar com outra derivação do 2.0 TDI, um V6 Diesel (com tração integral quattro) e uma dupla de quatro cilindros TFSI a gasolina. A juntar a isso, está o previsto o TFSI híbrido plug-in com dois níveis de potência e o SQ5 com 347 cv para o topo da gama. Apesar de vir equipado de fábrica com uma suspensão desportiva, o Q5 Sportback pode encaixar em opção uma nova suspensão pneumática adaptativa que permite variar a altura ao solo em 60 mm e melhorar a qualidade de amortecimento em piso mais degradado ao mesmo tempo que favorece o comportamento dinâmico em curva.

Por dentro, o Q5 Sportback possui uma versão atualizada do sistema MIB 3 projetado num novo ecrã tátil de 10,1 polegadas integrado no tablier. Em opção, pode ser encomendado com um painel de instrumentos digital Virtual Cockpit com 12,3 polegadas. Há um novo sistema que informa o condutor acerca de lugares de estacionamento à disposição no destino programado na navegação, situações de congestionamento e avisa acerca de mau tempo e piso escorregadio. O assistente por voz pode ser ativado após pronunciar “Hey Audi”. A compatibilidade Wireless Apple Carplay é de série. Realce ainda para as decorações em madeira e luz ambiente, em opção. Os ocupantes dos lugares posteriores perdem entre 1 e 2 cm de espaço em altura e a capacidade da mala foi reduzida de 550 para 510 litros (extensível a 1480 litros com os bancos traseiros rebatidos – menos 40 litros do face ao Q5 convencional). Em opção a Audi dispõe de uma segunda fila de bancos que desliza longitudinalmente e ganhar 60 litros. Entre os opcionais destaque ainda para o HUD, sistema de som Bang & Olufsen e sistemas de segurança tais como o assistente de trânsito cruzado, aviso em curva e assistência automática de emergência na direção para evitar colisões.

O SUV coupé será construído no México para a maioria dos mercados mundiais. Haverá também uma versão feita especificamente na China.

Deixe um comentário

*