BMW 128ti chega com 265 cv

BMW 128ti View Gallery 26 photos

Munida de um motor 2.0 de quatro cilindros turbo, esta versão desportiva intermédia, que marca o regresso da sigla “ti”, vem concorrer com propostas como o VW Golf GTI.

O BMW 128ti chega em novembro para fazer a ponte os Série 1 convencionais (que têm no 120d com 190 cv o seu expoente máximo) e o M135i xDrive com 306 cv. Para o efeito, o modelo de tração dianteira 128ti conta com um motor derivado precisamente da versão de referência da gama, um 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina, mas com 265 cv e 400 Nm, acoplado em exclusivo a uma caixa automática de oito velocidades Steptronic desportiva com patilhas no volante. Estes números permitem-lhe acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos (1,3 seg. mais lento que o M135i) e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente. Os consumos anunciados são de 6,1-6,4 l/100 km e as emissões de CO2 de 139-148 g/km (WLTP).

Nesta versão que marca o regresso da sigla ti (acrónimo para Turismo Internazionale, utilizada entre as décadas de 1960 e 1990), que vem concorrer com propostas como o VW Golf GTI, o chassis tem uma afinação específica de forma de incrementar o comportamento dinâmico. Começa por ter uma suspensão rebaixada em 10 mm, com molas mais rígidas e amortecedores adaptados, a que junta barras estabilizadoras à frente e atrás herdadas do M135i xDrive. Além disso, há um diferencial autoblocante de tipo Torsen, um eixo dianteiro otimizado e uma direção mais direta. Ao todo, o 128ti é 80 kg mais leve face ao M135i. A BMW também mexeu na eletrónica do 128ti, em particular no Performance Control, que permite soltar mais a traseira comparativamente com um Série 1 convencional, mas também no sistema ARB, que previne a subviragem.

Visualmente, o 128ti distingue-se pelas pinças de travão com quatro êmbolos em vermelho que “mordem” discos de travão com 360 mm no eixo dianteiro. Atrás existem discos de 300 mm. As jantes de 18 polegadas são exclusivas desta versão. É ainda possível encaixar pneus Michelin Pilot Sport 4 de medida 225/40 R18, com opção de medida 235/35 R9. As ponteiras de escape têm 90 mm de diâmetro. O 128ti é feito com base no nível de equipamento M Sport, que inclui um avental dianteiro com entradas de ar específicas e um avental traseiro com inserções em preto brilhante. Adiciona ainda saias laterais próprias, por exemplo. Acrescenta também o Shadow Line, que contempla uma grelha e capas dos espelhos em preto e detalhes em vermelho vivo.

O interior surge igualmente polvilhado com pespontos e detalhes em vermelho, além do logótipo “ti” no apoio de braços dianteiro e nos encostos de cabeça dos bancos desportivos incluídos de série nesta versão. O forro do tejadilho é em preto e os pedais e descanso do pé em aço inoxidável. A tampa central das jantes, soleiras e cintos de segurança têm assinatura BMW M.

Deixe uma resposta

*